O passo a passo para famílias atingidas pela cheia em Lajeado sacarem o FGTS

Terão direito ao saque os trabalhadores residentes nas áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil.


0
Foto: Ilustrativa

A Caixa Econômica Federal iniciou, na semana passada, o atendimento por aplicativo para a liberação do saque do FGTS para pessoas atingidas pelas cheias em Lajeado. Terão direito ao saque os trabalhadores residentes nas áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil. Em Lajeado, cerca de 40 mil pessoas residem em regiões atingidas pela enchente. Porém, o superintendente de rede da Caixa na Serra Gaúcha, que abrange também Lajeado, Rodrigo Canani Medeiros, diz que “somente ao final do processo nós teremos um quantitativo exato de pessoas beneficiadas e valores liberados”.


ouça a entrevista

 


Para acessar o valor, o trabalhador deve ter conta com saldo positivo no FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. “Todo o trabalhador que possua uma conta no FGTS, ativa ou inativa, tem o direito de sacar o valor, limitado ao máximo de R$ 6.220,00 mil”, pontua.

O pedido de saque por calamidade pode ser realizado no aplicativo FGTS, onde o trabalhador vai indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para recebimento. O aplicativo está disponível para download gratuito e é compatível com os sistemas Android e IOS.

Após o carregamento das informações, foto da carteira de identidade e comprovante de endereço, a Caixa demora cinco dias para o processamento das informações e o crédito na conta indicada pelo beneficiário, explica o superintendente do banco.

A Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) também está auxiliando os beneficiários, já que a liberação é feita exclusivamente pelo aplicativo. Quem precisar de ajuda, pode procurar a secretaria na Avenida Benjamin Constant, 428, Centro de Lajeado. Para conseguir o benefício, é preciso apresentar o comprovante de residência.

Passo a passo

– Realizar o download do aplicativo
– Inserir informações de cadastro
– Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade Pública”
– Escolher a cidade
– Encaminhar foto do RG, comprovante de residência em nome do trabalhador com data entre 12 de março e 9 de julho
– Selecionar a opção creditar o valor em conta da Caixa ou do outro banco informado e enviar a solicitação
– O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado, é de cinco dias úteis
– A data limite de solicitação via aplicativo é 26 de outubro

O reconhecimento federal da situação de emergência possibilitou que o município acessasse recursos da União para ações de resposta e reconstrução, além de permitir que pessoas afetadas pudessem ter direito aos valores que possuem junto ao FGTS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui