“O problema é que as pessoas não se cuidam, não criam consciência de suas responsabilidades”

Opinião, os bastidores da política e as notícias "quentes" da região na coluna do Fabiano Conte


1
Foto: Ilustrativa

A economia sofre

Havia fôlego. Dava para segurar antes. Agora não mais. A missão é trabalhar e se cuidar. Caso contrário, além de mortes pela pandemia, teremos mais mortes causadas pela depressão e desemprego. O problema é que as pessoas não se cuidam, não criam consciência de suas responsabilidades. Por isso governos proíbem o funcionamento do comércio e prestadores de serviços.


Quebradeira

O mercado de trabalho foi duramente afetado pela pandemia. Nos shoppings, em nível nacional, 84% dos lojistas tiveram que demitir funcionários e 53% temem pelo fechamento definitivo das lojas. No setor de eventos, a totalidade dos empresários demitiu e não há perspectiva para voltar a contratar. Bares, restaurantes e hotéis não fogem a regra.


Muita reclamação

Motoristas que trabalham no setor de transporte tem relatado a situação precária da RSC-287, no sentido a Venâncio Aires. Conversei com um condutor que disse ser uma vergonha de tão complicada que está a situação. “A poucos metros da praça de pedágio tem buracos”. Para este condutor, a situação vai piorar cada vez mais agora, com a rodovia tendo maior fluxo em função de ser rota de desvio devido ao acidente na BR-386. O condutor pede qualidade em contrapartida do pedágio pago na rodovia. E questiona: se estourar um pneu e ocorrer um acidente em função dos buracos, quem vai pagar?


Curtas:

** Prefeito de Estrela Elmar Schneider deverá retornar às atividades na segunda-feira, dia 5, após um longo período de recuperação da COVID-19. Em casa, ainda fraco, Elmar tem demonstrado entusiasmo para voltar ao comando da prefeitura.

** Após o falecimento de Verno Arend, o secretário da Fazenda Rodrigo Kich, foi deslocado para o comando da pasta do Desenvolvimento e Inovação, acumulando funções e sobrecarregando de atividades. Tudo indica, que a contadora Elaine Strehl deva voltar para o comando da Fazenda de Estrela em breve.

** O “Vacinômetro” aponta que o Vale do Taquari já aplicou 40.642 doses contra a Covid, sendo 11.067 a segunda dose (dados de segunda). Isto representa 11,1% da população.

** A saída do General Pujol do Comando do Exército é uma perda para o Rio Grande do Sul. Gaúcho, sempre orgulhou nos cargos que ocupou.

** Boa notícia. Prefeito Marcelo Caumo assinou o termo de transferência da ERS-421. A partir de agora, o trecho de mais de 6,2 km passa a ser administrado pelo município de Lajeado, e não mais pelo DAER. Vontade da comunidade de Conventos atendida.

1 comentário

  1. Um grande amigo, policial militar e defensor do bolsonarismo, tomou, desde o ano passado, o kit covid (ou tratamento precoce). Resultado: no começo de março foi infectado, internado e intubado (desde 16.3). Agora os médicos dizem que está com hepatite medicamentosa (ou seja, ficou gravemente doente pelo uso da cloroquina). Infelizmente está fazendo hemodiálise e seu estado é gravíssimo. Peço que parem de sugerir para as pessoas tomarem medicamentos que a ciência já provou que não são eficazes contra o covid e ainda podem causar efeitos colaterais graves, e até o óbito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui