O “Pulo do Gato” pode ser o seu grande diferencial, mas também pode ser a sua grande armadilha

Confira o quadro Direto ao Ponto desta terça-feira, com a participação do diretor da Fundação Napoleon Hill e do MasterMind RS, Gustavo Bozetti.


1
Gustavo Bozetti, diretor da Fundação Napoleon Hill e do MasterMind RS (Foto: Rodrigo Gallas)

Possivelmente você já escutou alguém dizendo que daria o “pulo do gato”. Um empresário que está prestes a comprar um novo equipamento, uma pessoa que está sendo promovida, um empreendedor começando uma nova campanha de marketing… O fato é que muitos que utilizam a expressão não sabem a sua origem e nem o seu sentido mais profundo. A história que conto a seguir está na belíssima obra “A Arte de Lidar com as Pessoas”, de Jamil Albuquerque.

Uma lenda muito antiga diz que havia um tigre e um gato que viviam em uma mesma floresta. O tigre queria muito jantar o gato, mas o gato sempre conseguia fugir do tigre com os mais diversos saltos. Por inúmeras vezes o tigre achava que conseguiria abocanhar sua presa, mas o gato sempre tirava um coelho da cartola. Certa vez, o tigre teve uma grande idéia. Resolveu contratar o gato para que ele ensinasse todos os seus saltos ao tigre. Depois do contrato assinado, começaram os treinos.


ouça o comentário 

 


 

O gato passou dias e dias ensinando todo o seu repertório de saltos ao tigre, que aprendia atentamente. Quando o treinamento chegou ao fim, o tigre pagou cada centavo devido pelo treinamento que havia recebido. Enquanto o gato contava o dinheiro, o tigre resolveu usar suas novas habilidades e dar o bote no gato, afim de conseguir o seu jantar e reaver o seu dinheiro. Foi nessa hora que o gato fez uma manobra inusitada, saindo pela tangente e subindo no galho mais alto de uma árvore. O tigre, surpreso com aquele novo salto, resolveu reclamar com o gato, pois aquela manobra o gato não havia ensinado ao tigre. Foi aí que o gato olhou para o tigre e respondeu: é que esse é o “pulo do gato”, e esse eu não ensino a ninguém.

Você já deve ter observado que os gatos caem sempre com a barriga para baixo, não importa se é de uma altura de 3 metros ou de 10 metros. Isso ocorre porque o gato, ao cair, coloca sua cabeça voltada para o chão e seu rabo na vertical, fazendo com que seu corpo fique sempre com a barriga para baixo. Ou seja, os gatos possuem um método exclusivo, que outros animais não possuem.

Fatores semelhantes ocorrem em nossas vidas. Existem segredos nas nossas empresas que devem ser guardados pois são os nossos grandes diferenciais. Porém, vejo muitas pessoas que guardam segredos de forma equivocada, impedindo a empresa de crescer. As vezes por não querer que os funcionários saibam das coisas, empresários não compartilham informações relevantes. Outras vezes, funcionários se sentem ameaçados de perder o emprego e ficam sem ensinar o que sabem para outros colegas.

Fato é que há erros de quem lidera e, também, de quem é liderado. Quem lidera erra ao não saber o que manter em sigilo e o que não manter, permitindo, assim, se tornarem reféns de algumas pessoas. Valorizar quem passa adiante o conhecimento é fundamental para que mais pessoas fiquem boas nas funções da empresa. Colaboradores erram quando retêm alguns conhecimentos apenas para si pois deixam a empresa dependente daquela pessoa. Isso pode acarretar em problemas para a empresa e também para a pessoa, que fica sobrecarregada e não consegue, ao menos, tirar férias.

É por isso que devemos fazer uma boa gestão do conhecimento, criando métodos claros que podem ser os nossos diferenciais. Os segredos também devem ser bem guardados, pois podem ser os nossos diferenciais. Afinal, conversas de “sala de professores” não se tem com os alunos. Conversas de líder não se tem com liderados. Conversa entre “mestres” não se tem com “aprendizes”. Saber o que guardar e o que compartilhar é um gesto de sabedoria e de maturidade. Pense bem nisso e não cometa erros quando o assunto for algo tão relevante. Forte abraço e até a vitória, sempre.

Gustavo Bozetti (@gustavobozetti), diretor da Fundação Napoleon Hill e MasterMind RS

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui