O que a Covid-19 deixa de aprendizado para os problemas globais

Confira o comentário do promotor de Justiça Carlos Augusto Fiorioli no quadro "Direto ao Ponto".


0
Promotor de Justiça Carlos Augusto Fiorioli (Foto: Arquivo / Grupo Independente)

Na última semana acompanhamos que o Senado abriu caminho para a privatização da água, aprovando o novo marco legal para o saneamento básico. Privatizar os recursos de água potável é algo muito sério, talvez até mais que a Covid-19. Nisso, preciso me referir à Peter Sloterdjik, filósofo alemão, quando em sua monumental obra “Esferas”, no livro “Bolhas”, nos demonstra que a globalização pela Covid-19, através da mídia, é um projeto quase concretizado, eis que o mundo inteiro, em grande parte está sincronizado e coopera numa espécie de estufa de notícias contagiosas, de modo que a infecção por informações é tanto maior e mais forte que a infecção pelo vírus, gerando na verdade duas pandemias: a do medo e a do contágio real.


ouça o comentário

 


 

Sloterdijk sustenta que todos estamos vivendo quase o mesmo tempo, conectados globalmente, apenas havendo algum atraso em relação ao foco dos eventos. Nesse passo, preocupa, quanto juntos e conectados, podemos e devemos agir na preservação dos bens mais sensíveis à vida, sendo um deles, a água. A grande questão é verificar o aprendizado e as possibilidades que temos, diante dessa conexão global, de interferir de modo real na preservação do próprio planeta, na medida que sabemos que, como um ser vivo, não suportará por mais um século as ações a abusos humanos.

A reflexão que faço é questionar acerca da afirmação de Sloterdjick ao referir que os seres humanos não estão preparados para proteger a natureza, eis que nossa história aponta para a convicção que sempre foram os poderes da natureza que deveriam nos proteger e que somos incapazes de entender os resultados dos nossos próprios comportamentos e, por isso, convencidos de que tudo que fazemos pode e deve ser perdoado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui