“O que vai ser afetado no morro é 5% do potencial a ser preservado”, garante coordenador do Parque da Cultura Gaúcha, em Arroio do Meio

Licença prévia foi concedida ao empreendimento turístico na semana passada. Parque será construído no Morro Gaúcho


8
Ademar José Rodrigues da Silva (Foto: Fernanda Kochhann)

O empreendimento turístico denominado como Parque da Cultura Gaúcha, em Arroio do Meio, recebeu licença prévia da prefeitura do município, o que autoriza a continuidade do projeto.

Sócio e coordenador técnico do empreendimento, Ademar José Rodrigues da Silva destaca que o documento torna o local uma área de expansão turística. Segundo ele, enquanto o mundo busca pelas belezas naturais, o Vale do Taquari ainda possui índices baixos de turistas, mesmo tendo muitos pontos a serem explorados.

O projeto prevê a utilização de 11 hectares de terras, dos quais apenas dois possuem estágio médio de vegetação, sendo a maior parte sem área verde. “O que vai ser afetado no morro é 5% do que tem de potencial a ser preservado”.

A proteção ambiental é uma preocupação do grupo que projeta a criação de uma fundação para receber cerca de 50 hectares de mata, direcionados para estudos e pesquisa.

Silva destaca que “se deixarem o morro como está, ele vai se desmontar”. O projeto prevê todo um trabalho de coleta da água da chuva para evitar infiltrações e novos desmoronamentos.

Diversos atrativos

As obras devem iniciar até o segundo semestre de 2025. O empreendimento reúne um conjunto de atrativos, incluindo um monumento de 50 metros em homenagem a cultura gaúcha, boulevard gastronômico com restaurantes temáticos de comida italiana e alemã, hotel, estacionamento, além de um parque de eventos para cerca de 30 mil pessoas.

Texto: Fernanda Kochhann
[email protected]

8 Comentários

  1. Os caras não param de interferir e de destruir a natureza, o morro gaúcho é um símbolo da destruição que a região cometeu ao longo de tantos anos de industrialização e caçada a todos que de alguma forma respeitavam e se conectavam com a natureza e suas riquezas naturais.

  2. Parem de destruir a natureza, entendam o recado que ela tem dado a toda esses crimes ambientais. Não estão enxergando os efeitos climáticos que estão ocorrendo?
    Farei campanhas contra esse crime ambiental.

    • Pelamooor!!Mais um crime ambiental.Não foram capaz de compreender o recado dado por toda destruição que a enchente causou.

  3. Ou seja, com 20 empreendimentos, literalmente acabou o morro.
    Mas enfim, eu não acho que não deva fazer, mas é preciso minimizar qo máximo os impactos, principalmente no sentido de drenagem e questões macro em relação ao morro.
    Em relação a poder fazer ou não, se o terreno é do cara, ele faz o que quiser, desde que não prejudique os vizinhos. Se o terreno não podia ter nada, a prefeitura não poderia ter dado a matrícula, ai já entramos em outra discussão infinita.

  4. Em Arroio do Meio acontece uma tragédia atrás da outra. Poder público não dá jeito nem em ajudar as pessoas sob lonas passando frio , mas depois terá que investir milhões em acesso que terá que ir passear em Porto Alegre e Brasília pra isso. Prefeitura de AM tem cinco milhões em dividas, voluntários de SP vindo castrar mil cães e gatos pq aqui nunca fizeram quase nada. Prefeitura de Chapecó dando exemplo aqui e o prefeito passeando de sapatinho preto enquanto que o prefeito de Chapecó estava trabalhando de botas. LYAL Construtora fez a Ponte de Ferro e parceiros e o prefeito aqui só agradeceu …Não são capazes nem de abrir uma vala com dois protocolos pra escoar água da chuva defronte nossa casa onde até ônibus escolar passa e grandes caminhões de clientes dos vizinhos prestadores de serviços. Voluntários de muitas cidades e estados vindo pra cá e agora pergunto pra vocês: o que este prefeito Danilo Bruxel ainda quer se reeleger??? A troco de que ??? Pra dar discurso pra inaugurar esse parque do gaúcho que vai detonar mais ainda com o meio ambiente?? Quem tá levando vantagem nessa história toda, quantos e em que tudo ?? Fala sério ??? Nem na dragagem dos rios não vão a luta com demais municípios do Vale do Taquari!!!! Esse prefeito e todos os vereadores estão é sugando os cofres públicos porque poder público quase nada faz pelo cidadão desta cidade!!! Isto é fato!! Discurso não resolve nada , não levam a sério os cargos que ocupam. Político não é profissão!!! Vão criar vergonha na cara ! O povo vai dar a resposta pra todos nas urnas, não perdem por esperar!!! Rua!!!!

  5. O próprio investidor fala q os turistas querem ver as belezas naturais.
    Então nada de desmatar.. colocar concreto e asfalto no morro.
    Não queremos monumentos.

  6. As mesmas construtoras e mamadoras de sempre, fortuna investida para ir direto para o bolso dos empresários da região e os que não são amigos dos reis que se vire…

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui