“O rio está neste momento baixando a velocidade de crescimento”, afirma coordenador da Defesa Civil de Encantado

Velocidade da elevação do rio surpreendeu a região e as autoridades. Roberto Pretto mostra preocupação com as novas chuvas previstas para quarta-feira. Se o nível não tiver baixado suficientemente, “temos possibilidade de acontecer uma enchente de bom tamanho”


0
Roberto Pretto, coordenador da Defesa Civil de Encantado (Foto: Arquivo / Divulgação)

As chuvas do fim de semana nas cabeceiras do Rio Taquari fizeram com que a região acordasse, nesta segunda-feira (30), com a surpresa de uma nova enchente a segunda neste mês de maio. O rio chegou a cota de 18,32m no Porto de Estrela às 8h45 e 11,66m em Encantado às 8h15. Em entrevista à Rádio Independente, o coordenador da Defesa Civil de Encantado, Roberto Pretto, analisou a intensidade da elevação e fez projeções do grau que as cheias podem atingir.

Conforme ele, essa cheia é parecida com a do início do mês Pretto espera que seja inferior. De acordo com o responsável, o pico de crescimento foi às 23h em Muçum, quando subiu 1,22m, e Encantado à meia-noite. Após, o Taquari já dá sinais de diminuição no amanhecer, com reflexo posterior em Lajeado, Arroio do Meio e Estrela. “O rio está neste momento baixando a velocidade de crescimento”, afirma.

CONFIRA TAMBÉM: Defesa Civil de Lajeado projeta a cota máxima do Rio Taquari em Estrela

Em Encantado, duas ruas foram afetadas, mas sem interrupções bruscas. Há rotas alternativas para acessos. Veja aqui as ruas que estão bloqueadas na região.

Pretto expõe preocupação com novas chuvas previstas a partir de quarta-feira (1º). Caso o nível não tenha baixado suficientemente, pode trazer problemas à região. “Se chover em cima de (um rio na cota de) 12 metros, muda completamente o resultado da cheia. A gente passa a ter uma ceia problemática. Eu espero, sinceramente, que dê tempo do rio começar a baixa. Existe chuva prevista. Agora, se o volume for pequeno, o rio dá conta. Agora, se tiver um volume parecido com esse aqui e o rio não tiver baixado, temos possibilidade de acontecer uma enchente de bom tamanho”, analisa.

O coordenador da Defesa Civil de Lajeado afirma que choveu mais de 100 milímetros em algumas localidades nas cabeceiras do Rio Taquari no fim de semana. De acordo com ele, o Taquari sobe mais rápido do que desce, historicamente, por suas características.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui