O Roxo dos Alimentos


0
Foto: Divulgação

A cor roxa foi eleita em 2018 como a “cor do ano” pelos que ditam a moda. E porque não pode ser levada para os alimentos também. As cores dos alimentos dizem muito sobre sua qualidade e como influencia de forma benéfica a saúde.


ouça

 


A cor roxa de forma geral traz uma série de benefícios: boa para o sistema cardiovascular diminui a pressão alta, mantém o colesterol ruim em baixa, inibe o envelhecimento, atua na prevenção ao câncer, neutraliza os radicais livres e reconhecidos como antioxidante entre outras.

Neste grupo temos hortaliças, frutas, tubérculos, grãos que possibilitam diversas formas de variar pratos, formas de consumo, e atender gostos diferentes. Seria interessante ter sempre um ”roxo” por dia.

É recomendável sempre que possível comer cru, se precisar cozinhar escolha o vapor, são formas mais benéficas de preservar os benefícios que estes alimentos nos dão.

Alguns deles que podem ser encontrados “todos de cor roxa”: alho, milho, suco uva, uva, uva passas, açaí, alface, almeirão, ameixa, beterraba, repolho, figo, jabuticaba, alcachofra, berinjela, brócolis, batata doce, cebola, amora, mirtilo, arroz…

Por curiosidade não existe cor azul em alimentos; os corantes presentes nas plantas que tem a função de proteção são sensíveis à luz, oxigênio e acidez. E se degrada rapidamente nestas condições que são as predominantes na terra. Também no desenvolvimento da história da humanidade a seleção natural, deixou a cor azul de lado pela semelhança de fungos, bolores e apodrecimento.

Mas, como a natureza tem sempre exceções no Brasil uma planta ornamental que produz uma frutinha azul conhecida por cauabori, veludo rasteiro ou azulzinho do bosque (Coccolypselum) que pela dificuldade de sementes esta em extinção. Outras são consideradas quase azuis; milho mexicano, queijo gorgonzola, fungo boleto do diabo e blueberry.

DICA: Chucrute de repolho roxo. (pode ser feito com o tradicional também. Fazíamos com os produtores no Centro de Treinamento de Montenegro- EMATER) Cortar o repolho bem fininho. Se quiser pode temperar com 0,5% de sal, pimenta, orégano, alho, cebola a gosto. Pegar um vidro deste de pepino esterilizado e socar o máximo possível dentro, apertando com os dedos.

Às vezes vai um repolho inteiro. Fechar e deixar fermentar por 30 dias em local escuro. Para consumir retirar do vidro, lavar numa peneira e temperar a gosto. Ou dar uma cozinhada com salsicha, carnes e por aí vai. Durabilidade de 6 meses se bem guardada. O vidro uma vez aberto guardar na geladeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui