“O segredo do sucesso é saber construir cultura. A cultura é maior do que economia”, afirma Gustavo Bozetti

Diretor da Fundação Napoleon Hill e do MasterMind RS conversa com o apresentador Ricardo Brunetto no programa "Arte de Empreender"


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O programa Arte de Empreender deste sábado (10), com apresentação de Ricardo Brunetto, recebeu o diretor da Fundação Napoleon Hill e da Master Mind RS, Gustavo Bozetti. Ele falou sobre sua trajetória pessoal e família, e também sobre suas inspirações na carreira profissional. Formado em marketing, com pós-graduação em gestão estratégica de negócios e especialização em liderança global e gerenciamento de cidades, Bozetti diz que tem como propósito fazer a diferença na vida das pessoas, deixando um país melhor.

Para ele, “quando nós escolhemos um líder, escolhemos um caminho a seguir, uma inspiração”. No Master Mind e na Fundação Napoleon Hill, Bozetti ressalta o ideal de unir mentes em prol de um objetivo, um sacro ofício. Para isso, o foco é em capacitação, uma mentoria que encurta os caminhos para chegar a objetivos. O método é a construção de cultura organizacional, através da liderança e da extração do melhor das pessoas envolvidas nos processos dentro das empresas.

Para Bozetti, “o segredo do sucesso é saber construir cultura, cultura é maior do que economia”. “Uma cultura próspera molda o comportamento das pessoas. O que nós precisamos, aqui no Brasil, é construir uma cultura consistente”, entende.


Trabalhar com familiares pode ser desafiador

com Tamara Bischoff

O tema de hoje surgiu por meio da participação de uma ouvinte do programa, que relatou a dificuldade de trabalhar com familiares e sugeriu que eu abordasse o assunto neste espaço. Como em quase tudo na vida, essa é uma temática ampla, na qual não há unanimidade nem certezas. Trabalhar com parentes pode ser muito bom, mas também pode gerar uma grande dor de cabeça.


ouça o quadro “postura profissional”

 


Entre os aspectos positivos esperados dessa relação estão os laços afetivos e a confiança que se pressupõe existir entre pessoas tão próximas. No entanto, quando as coisas não andam bem e é preciso chamar atenção, cobrar resultados ou mesmo demitir, o vínculo pessoal pode se transformar num dificultador.

Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga

A saia justa é mais ou menos assim: se você não cobrar do seu familiar, os outros funcionários da empresa provavelmente se sentirão injustiçados, o que pode dar brecha a relaxarem ou perderem o respeito para com a chefia. Em um extremo oposto, para não dar nenhuma margem a comentários de que ofereceu tratamento privilegiado a seu parente, pode ser que o chefe acabe cobrando excessivamente dele, às vezes, até lhe negando alguns direitos.

Por esses e outros motivos, muitas empresas preferem adotar como política a não contratação de parentes, para evitar que desentendimentos familiares sejam levados ao ambiente corporativo e desgastem equipes de trabalho. Mas todos nós, imagino, temos também muitos exemplos positivos de negócios bem sucedidos administrados por pessoas com diferentes graus de parentesco.

Para minimizar problemas, uma conversa bem franca na hora da contratação, deixando claros os direitos e os deveres das partes envolvidas, pode diminuir as chances de desentendimentos. É importante salientar que a relação será profissional, e não uma troca de favores. Ainda assim, como em qualquer relação humana, o imprevisível não pode ser descartado. Então, cabe decidir se o bônus de contratar um familiar é maior do que as possíveis complicações que isso pode gerar.


A identificação e o acesso a novos mercados

com Soraia Gerhardt

Provavelmente você já deve ter ouvido falar de uma excelente oportunidade que o Sebrae-RS está proporcionando para as MPE. É o programa de Alavancagem Empresarial. Por se tratar de uma ótima oportunidade, vamos apresentar mais detalhes para você empreendedor.

Diante do cenário, as empresas estão se questionando como analisar a proposta de valor da empresa e identificar novas oportunidades de negócios? Pensando em ajudar com esse questionamento o Sebrae desenvolveu uma consultoria específica para esse assunto. Segue o detalhamento.


ouça o quadro “Ferramentas de Gestão”

 


Consultoria online: Identificação e acesso a novos mercados

Objetivos:

Alavancar negócios através da identificação de novas oportunidades, tendências e necessidades. Construir estratégias de inteligência competitiva.

Conteúdo:

  • Revise a proposta de Valor da Empresa;
  • Acesse a análise do negócio em 360°;
  • Defina objetivos e resultados para novas oportunidades de negócios;
  • Defina estratégia ágil orientada para resultados;
Soraia Gerhardt, analista de Relacionamento do Sebrae Lajeado

A consultoria tem a carga horária de 10 horas, divididas em cinco encontros de 2 horas. Em cada encontro, será abordado itens extremamente importantes para o negócio.

Você terá o atendimento de um especialista no assunto e por um preço muito acessível, o Sebrae está subsidiando 90% do valor. Esse subsídio tem o objetivo de proporcionar a oportunidade para as MPE contratarem uma consultoria com especialista no assunto.

O investimento total para essa consultoria será de R$ 120,00. Isso mesmo, R$ 120,00.
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