O Spaghetti das mulheres de vida fácil

Alla Puttanesca! Este conhecido molho italiano tem nome e origem bastante peculiares devido ao nome poder ser traduzido como à moda das prostitutas.


0

O conhecido molho de massas foi criado na cidade italiana de Nápoles e existem três versões para a origem do nome puttanesca. A primeira diz que as prostitutas locais teriam inventado a receita, porque era rápida e podia ser feita nos intervalos entre um cliente e outro. A segunda versão afirma que o aroma agradável do prato atrairia clientes que passassem perto dos prostíbulos. E a terceira diz a história que esse prato típico italiano teve origem em uma pequena cidade da Itália, onde uma esposa que traía o seu marido todas as tardes, chegava atrasada para preparar o jantar.

Com medo do esposo chegar do trabalho e a janta não estar pronta, a esposa inventou esse prato rápido e de fácil preparo. Por isso que ficou conhecido como Spaghetti Alla “Puttanesca”.

Mas ao contrário da crença popular, a pasta alla puttanesca não tem esse nome porque era ou é o alimento preferido das prostitutas (uma etimologia folclórica comum, mas errônea, devido ao fato de que puttana significa “prostituta” no italiano contemporâneo). O substantivo puttana e o adjetivo puttanesco são derivados do italiano putto (latim, putus), “menino”. No século XVI (muito antes de tomates e massas secas serem populares na culinária italiana), o termo puttanesco já era usado em italiano para denotar algo pertencente a uma “posição inferior na vida”, por assim dizer, “infantil” ou “juvenil ”Ou mesmo“ puta ”, se quiser.

Pasta alla puttanesca é uma massa misturada com molho de tomate temperada tipicamente com anchovas curadas, azeitonas, alcaparras e chili flakes: o qualificador alla puttanesca se refere ao fato de que não é um prato rico. Em outras palavras, não é um molho de carne ou um molho temperado com caldo. É um molho para massa que se torna saboroso pela combinação de ingredientes “humildes” (outra palavra relacionada, puttanata significa “lixo” ou “crap” em italiano, como na expressão, non dire puttanate, “não fale merda”, e não tem nada a ver com prostitutas). Uma meretrix pode gostar de comer macarrão alla puttanesca, mas o prato não foi nomeado em sua homenagem.

Segue a receita do preparo do macarrão pecaminoso:

  • 2 filés de anchovas
  • 2 colheres (sopa) de azeitona preta
  • 1 colher (sopa) de alcaparra
  • 1/2 colher (sopa) de orégano
  • 1 colher (chá) de alho
  • 300 gr de Polpa de tomate
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • quanto baste de manjericão
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de pimenta do reino branca
  • 200 gr de espaguete cozido(s)

Doure o alho no azeite. Adicione as anchovas, as alcaparras e as azeitonas. Mexa. Junte o manjericão e o orégano. Misture bem. Acrescente o purê de tomate, o sal e a pimenta do reino. Mexa bem e deixe apurar por aproximadamente 10 minutos. Misture o espaguete ao molho e adicione mais um pouco de manjericão. Sirva.

Marcos Frank, médico e gourmet. Confira as receitas na página do Instagram: @hungryp@2020!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui