Treinador de judoca gaúcha fala após conquista de medalha na Olimpíada de Tóquio

“Ver a Mayra Aguiar se consagrar com a terceira medalha olímpica é algo emocionante”, diz Moacir Mendes Júnior, técnico de solo da atleta


0
Moacir Mendes Júnior, técnico de solo da atleta (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)

A judoca gaúcha Mayra Aguiar se tornou a única brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em esportes individuais. O caminho da judoca até o pódio não foi fácil. No programa Redação no Ar desta quinta-feira (5) conversamos com Moacir Mendes Júnior, ex-atleta de judô, professor de jiu-jitsu da Sogipa e técnico de solo da Mayra. “Acompanhei perto todos os títulos que ela teve”, afirma.


ENTREVISTA 


Para estar nos Jogos Olímpicos, a judoca brasileira superou cirurgias e lesões. “Ver a Mayra se consagrar com a terceira medalha olímpica é algo emocionante”, declara o professor que acompanhou a rotina da atleta. “A gente trabalha duro, lida com altos e baixos e uma série de situações jogando contra”, desabafa. 

Foto: Reprodução / Twitter

Moacir Mendes já foi eleito o melhor atleta do mundo em atividade no newaza, conjunto de técnicas das artes marciais japonesas que são executadas no chão. O professor ressalta que Mayra venceu a disputa contra a sul-coreana no combate de solo. “Ela ganhou em uma situação que, 30 dias antes de viajar, treinamos muito”, conta. Conforme o técnico, 85% da luta se transcorre em pé. “Por isso, muitos atletas não trabalham a parte do solo”, observa. 

O técnico reconheceu o esforço e superação da judoca gaúcha. ”Se fosse uma pessoa comum, não teria enfrentado tudo que ela enfrentou. Fico muito feliz por ter participado diretamente dessa medalha”, afirma. 

O professor analisou a participação nos Jogos Olímpicos. “Vimos muitos favoritos caindo na primeira rodada. Não existe luta fácil, todos são atletas muito bem ranqueados”, nota. Mendes ressalta que dos três atletas gaúchos que foram para as Olimpíadas de Tóquio, dois trouxeram medalha. ”Se depender de trabalho duro, dedicação e entrega, nós vamos ter muitas alegrias na próxima Olimpíada com o judô”, conclui. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui