O verdadeiro conceito de prosperidade é muito singular para cada pessoa

Confira o comentário da jornalista, psicóloga e psicanalista clínica Dirce Becker Delwing


0
Foto: Arquivo Pessoal

Recebi, ontem, uma foto da minha neta onde ela aparece segurando um tênis All Star vermelho. Imediatamente, lembrei-me de uma propaganda que a cantora Tina Turner fazia na TV, na década de 1980, onde elogiava essa marca de calçado. Com seu jeito extravagante, calçava tênis branco e dizia: “I love All Star, All Star is Young”.


ouça o comentário

 


 

Devia ser o ano de 1985, adolescente à época, me sentia atraída pelo comercial a ponto de fazer faxina num prédio, na hora do meio-dia, com o objetivo de juntar dinheiro para a compra do meu primeiro All Star. Supus que esse calçado me deixaria parecida com as gurias mais modernas da cidade. Quando consegui a quantia suficiente, fui à loja acompanhada de uma amiga. Queria uma testemunha para a minha faceirice e, também, uma opinião na hora de escolher a cor. Não recordo dos motivos que fundamentaram a decisão, mas o fato é que saí do estabelecimento com um All Star de cor igual ao de Helena, minha neta.

A partir daquele dia, aquele par de tênis vermelho virou uma espécie de segunda pele dos pés e só parei de usá-lo quando a sola começou a descolar do tecido. O gosto por esse calçado perdura até hoje e, por conta disso, tenho vários pares de cores diferentes. Quando analisei o exagero, tive a impressão de que minha sapateira valida a caminhada que empreendi até aqui. E isso não está representado por sapatos de marcas caras, onde um par teria preço compatível a vários All Star.

O verdadeiro conceito de prosperidade é muito singular para cada pessoa. Nessa hora, não podes te comparar com os outros porque não seria uma aferição justa. Isso porque cada um de nós tem a sua história de vida. Enxergas teu progresso quando confrontas tua condição de hoje com o teu desejo mais simples do passado e o esforço que, naquele tempo, tiveste que fazer para realizá-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui