Obras entre Lajeado e Arroio do Meio e no perímetro urbano dos municípios serão prioridade na ERS-130

Prefeitos e lideranças locais se reuniram com o governador Eduardo Leite e o presidente da AL-RS, Gabriel Souza, nesta sexta-feira para tratar do projeto de concessão da rodovia


0
Eduardo Leite recebeu prefeitos e lideranças do Vale do Taquari no Palácio Piratini (Foto: Divulgação)

Prefeitos e lideranças regionais do Vale do Taquari se reuniram na manhã desta sexta-feira (17), em Porto Alegre, com o governador Eduardo Leite (PSDB) e com o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Gabriel Souza (MDB). Em pauta os ajustes no projeto de concessão de rodovias que abrangem a região. O Governo do RS acatou algumas demandas apresentadas. A principal delas, o adiantamento dos trabalhos nos perímetros urbanos da ERS-130, agora tratadas também como prioridade pelo Estado, como solicitaram prefeitos, empresários e líderes locais.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), em entrevista à Rádio Independente logo após o fim da reunião, disse que é difícil atender ao pleito de todos. Porém, avaliou como positivas as respostas do governo gaúcho. Para ele, não é a soma de pequenas individualidades que fazem um bom projeto, mas um conjunto de prioridades gerais e comuns para a região em termos de obras e tarifa adequada de pedágio.


ouça a entrevista

 


“Acredito que o modelo contempla isso, e a gente tem a antecipação das obras de duplicação do trecho entre Lajeado e Arroio do Meio”, explica. “Será antecipado frente ao projeto original, e todos os demais perímetros urbanos dos municípios recebem uma prioridade na execução da obra”, afirma.

Agora, cabe aos prefeitos e entidades avaliarem o novo desenho do Governo do RS. De acordo com Marcelo Caumo, o grande escopo do projeto de concessão à iniciativa privada e o plano de execução de obras está definido. Faltam apenas ajustes finos, detalhes que serão analisados pelos municípios envolvidos. A partir disso, eles podem pedir ajustes pontuais.

A expectativa é que o edital de concessão seja publicado até fevereiro de 2022.

Além do chefe do Executivo de Lajeado, participaram da reunião os prefeitos de Venâncio Aires, Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Encantado, Santa Clara do Sul, Estrela e Colinas. Estavam presentes também lideranças da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat).

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui