
As obras do viaduto do Bairro Montanha, na Avenida Benjamin Constant sobre a ERS-130, em Lajeado, foram retomadas na última segunda-feira (21) após sua segunda paralisação por conta de ajustes no projeto. Os trabalhos de construção iniciaram em setembro de 2021, e por conta de problemas na contenção do muro e calçada, além de uma segunda demanda que foi um desnível nas laterais, o empreendimento foi retomado.
ouça a reportagem
A previsão é de que até o final da primeira quinzena de maio o projeto seja concluído e entregue para comunidade. O viaduto faz parte de um pacote de ações, que envolve melhorias em 14 ruas da cidade através do Programa Avançar Cidades do Governo Federal, com recursos na ordem de R$ 22 milhões.

Conforme o secretário de Obras de Lajeado, Fabiano Bergmann (Medonho), havia sido feito o pedido de um aditivo pois existia uma preocupação inicial de que a obra não estivesse sendo feita conforme constava no projeto.
“Então foi feito um aditivo de um lado contenção de muro bastante grande, porque é bem íngreme e tem uma construção de uma residência muita próxima, então vai ter que ser feito um muro de contenção bem amplo, as máquinas encostaram na segunda-feira, o contrato com a empresa do aditivo foi feito na sexta anterior, e então seguimos com as obras”, explica.
O trabalho foi retomado efetivamente na segunda e terça, parou na quarta-feira por conta da instabilidade do tempo, e agora segue normalmente. “Sempre se trabalha com a precaução de nenhum acidente ocorrer, como é muito próximo das casas, vai pedras e maquinários grandes. Hoje pela manhã chegou mais uma carga de pedras grês que vão ser usadas para o acabamento dos muros”, acrescenta o secretário. A empresa responsável pela obra é a Construtora Giovanella, que garantiu a conclusão do viaduto até o mês de maio. “Conforme o andamento, está tudo no cronograma deles de entregar a obra nesses 60 dias, ou até antes”, diz Medonho.
Já as melhorias nas ruas que também fazem parte do Programa Avançar Cidades já estão todas concluídas e devem ser entregues oficialmente para comunidade assim que o viaduto estiver pronto. “A Avenida dos Ipês uma rua muito bonita, uma avenida grande, tem a Romeu Armange, a Beno Schmidt, a Pedro Júlio Dieter, a Rio Grande do Norte, são obras ainda do Avançar, e agente já queria ter feito uma solenidade de entrega, mas estamos esperando o viaduto ser concluído”, ressalta o secretário.
Ainda sobre a obra do viaduto, Medonho explica que está quase pronta, assim como o encaixe das cabeceiras, faltando apenas o entorno e a finalização do projeto. “Só falta concluir o restante do muro, fazer o acúmulo das pedras, o rachão, a base e compactação, a pintura e depois vem a camada asfáltica que vai ser bem rápida”.

O secretário também faz um alerta aos motoristas e pedestres que circulam pelo local para que tenham atenção redobrada neste período e evitem acidentes. “Teve o acidente com a patrola, então quem puder evitar de passar, pegar vias e calçadas alternativas seria muito importante, são maquinários grandes, tem que ter manobra para sair, pedras grandes que o guindaste vem colocar, então sempre dá transtornos”.
A estrutura do viaduto passou por uma uma ampliação de oito metros de largura no lado esquerdo da pista, no sentido centro ao bairro, pela avenida.
Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br