“Obrigada por me ouvir através de seus olhos”, agradece lajeadense homenageada por Thiago Galhardo

Liliana Krüger, de 15 anos, é surda e fez o pedido durante uma live do jogador. A jovem herdou o amor pelo Inter de seu dindo, falecido recentemente.


0

Torcedora fanática do Internacional, amor que herdou do dindo Frederico Salvador Cabral Marks, carinhosamente chamado de Fred, que recentemente faleceu, Liliana Krüger, de 15 anos recebeu uma homenagem mais do que especial. Membro de uma família de surdos, pais, avós e tia, a jovem iniciou sua comunicação na Língua Brasileira de Sinais aos três anos de idade. Em uma live do meia-atacante do Inter, Thiago Galhardo, ela solicitou para que o jogador colocasse um intérprete de libras na transmissão, pois não estava compreendendo o conteúdo.


OUÇA A REPORTAGEM


O pedido não foi atendido naquele momento, mas Galhardo respondeu a menina e prometeu dedicar um gol para ela. Então, na quinta-feira (10) da semana passada, o atleta, que vem sendo o destaque do time na temporada, também mostrou talento fora das quatro linhas.

Ao fazer o primeiro gol, na vitória do Inter pelo placar de 2×0, diante do Ceará no Estádio Beira Rio, Gallhardo, em libras, disse: “Vamos, Inter! Te amo”, conforme o que Liliana havia sugerido. Em vídeo produzido para reportagem da Rádio Independente, a jovem disse que ficou muito surpresa com a atitude de jogador e agradeceu: “Obrigada por me ouvir através de seus olhos”.

Tia e dinda de Liliana, intérprete Rosane Krüger Gomes (Foto: Arquivo Pessoal)

Tia e dinda de Liliana, a intérprete Rosane Krüger Gomes, conta que a relação da menina com o clube começou através do dindo Fred e demais familiares. “Ele era um colorado muito fervoroso e começou a incentivar ela a olhar os jogos e acompanhar o Internacional, claro com ajuda da vovó Noeli e dinda Rejane, que também são coloradas e surdas, e ajudam ela a compreender. Desde pequena ela adora futebol, antes da pandemia sempre participava dos jogos, mediante ajuda do Consulado Colorado de Lajeado, e agora acompanha as lives”, conta.

Por meio de uma transmissão no Youtube é que Liliana chegou até o jogador. “Ela comentou que havia participado de uma live e foi prometido que se ele fizesse gol, iria homenagear ela”, completa a dinda. Mas muito mais do que um pedido atendido, a atitude do meia-atacante traz um debate importante sobre inclusão. “Dar ênfase a uma acessibilidade linguística dos surdos e também prestigiar toda uma comunidade torcedora de surdos que é esquecida, sem contar que elevou a autoestima da Liliana, que muitas vezes sente-se excluída”. A colocação de Rosane é reforçada pela própria jovem. Ela ressalta a importância de mostrar para comunidade surda o gesto feito pelo jogador e poder fazer com que todos entendam a mensagem repassada.

O agradecimento também foi estendido a toda família. Emocionada, Rosane reforça o significado da comemoração. “Ficamos sem palavras, a emoção toma conta. Agradeço imensamente, de todo meu coração ao Thiago Galhardo, ele nem imagina o quanto fez uma adolescente e uma família feliz. A gente luta diariamente para garantir os direitos dela dentro da acessibilidade em todos os âmbitos.” O momento também representa a saudade do dindo Fred, que conforme Rosane, estaria muito feliz e orgulhoso em ver Liliana sendo homenageada e podendo contar sua história em diferentes veículos de comunicação, inclusive com participação no programa Globo Esporte da RBS TV.

Confira o relato de Liliana sobre sua história e o sentimento em ter o pedido atendido pelo jogador 

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui