Oito em cada nove influenciadores fitness comunicam dicas e conselhos de forma errada, aponta estudo

Os influenciadores geralmente fazem sugestões baseadas na opinião pessoal, e não em evidências.


0
Foto: Ilustrativa

Pesquisa revela que a maioria dos blogs não pode ser considerada uma fonte confiável de informações sobre o controle de peso, pois apresentam opiniões como se fossem fatos.
Se você costuma acompanhar dicas de influenciadores fitness para manter a saúde em dia, é hora de olhar com mais critério para esse conteúdo online. Isso porque uma nova pesquisa feita na Universidade de Glasgow (Reino Unido) concluiu que oito em cada nove dessas celebridades da web dão maus conselhos a seus seguidores.

Foram estudados os perfis de figuras com foco em dieta e condicionamento físico populares no Reino Unido. O critério de avaliação era se as informações passadas por cada um deles eram transparentes, confiáveis, nutricionalmente sólidas e se possuíam referências baseadas em evidências.

De acordo com Christina Sabbagh, cientista e responsável pela pesquisa, a maioria dos blogs não pode ser considerada uma fonte confiável de informações sobre o controle de peso. Isso porque, muitas vezes, apresentam opiniões como se fossem fatos. Eles também não cumprem os critérios nutricionais do Reino Unido.

Outra conclusão dos estudiosos foi que os influenciadores faziam sugestões baseada na opinião pessoal, e não em evidências. Portanto, a dica é sempre procurar informações com fontes confiáveis – ainda mais quando o assunto é saúde.

Fonte: IstoÉ

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui