OMS alerta que “tsunami” de casos de Covid-19 levará ao colapso dos sistemas de saúde

Pandemia registrou um recorde de casos no mundo nos últimos sete dias


0

Um tsunami de casos das variantes ômicron e delta do coronavírus colocará os sistemas de saúde à beira do colapso, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira. “Estou extremamente preocupado que a ômicron, sendo mais transmissível e circulando ao mesmo tempo que a delta, esteja causando um tsunami de casos. Isso está colocando e continuará a exercer uma pressão imensa sobre os profissionais de saúde exaustos, e os sistemas de saúde estão à beira de um colapso”, disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.

A pandemia registrou um recorde de casos no mundo nos últimos sete dias, devido à variante ômicron. Com 935.863 novos casos por dia em média na última semana, segundo o balanço da AFP elaborado com base em informações oficiais, o vírus circula, atualmente, a uma velocidade sem precedentes.

O número é consideravelmente maior que o recorde anterior, registrado entre 23 e 29 de abril, com 817.000 casos diários em média, e representa uma alta de 37% na comparação com a semana antecedente. “O risco global relacionado com a nova variante de preocupação ômicron permanece muito elevado”, alertou a OMS em seu relatório epidemiológico semanal. O documento destaca que o número de casos dobra a cada “dois a três dias”.

Fonte: Correio do Povo


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui