Onda de calor: previsão de temperaturas elevadíssimas em muitas cidades da Argentina, Uruguai, Paraguai e no Sul do Brasil

De acordo com a MetSul, indicação de 50ºC é evento que traz riscos para a população


0
Foto: Ilustrativa

Uma onda de calor com temperatura elevada e por período prolongado atingirá o Centro da América do Sul nesta segunda semana de janeiro. São esperadas marcas extremas em grande parte da Argentina, no Uruguai, e no Sul do Brasil e Paraguai.

Segundo informações da MetSul Meteorologia, o modelo meteorológico norte-americano GFS projeta “sucessivas saídas temperaturas de até 47ºC na área de Porto Alegre e máximas perto de 50ºC no Rio Grande do Sul”. Em caso de confirmação dos dados na Capital, seria um recorde estadual e nacional. Ainda de acordo com a MetSul, o modelo é uma ferramenta da previsão do tempo, com dado bruto, e não a previsão do tempo final, feita por meteorologista.

VÍDEO: Assista a previsão do tempo completa

As máximas acima de 35ºC serão generalizadas na segunda metade da semana no estado gaúcho, e muitas cidades terão máximas perto ou acima de 40ºC. Mesmo cidades da Serra Gaúcha podem ter marcas máximas de até 37ºC.

A grande magnitude desta onda de calor ascende o alerta vermelho em escala de risco meteorológico. As temperaturas extremas que se antecipa vão causar danos e transtornos para a população, além de risco de saúde e à vida. Com o calor em nível fora do normal e a seca severa, o risco de fogo em vegetação será extremo em patamar tão alto quanto é possível atingir.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui