Onda de frio marca a quinta-feira dos gaúchos

Ar polar que ingressou no território brasileiro é a mais forte de 2020 para parte do país.


0
Foto: Rodrigo Gallas

Uma poderosa massa de ar polar ingressou no território brasileiro a partir do Rio Grande do Sul. Esta incursão de ar polar, a mais forte de 2020 e uma das mais intensas dos últimos anos, será responsável por trazer resfriamento em extensa área do território nacional, especialmente no Sul, no Centro-Oeste, em parte do Sudeste e até em áreas do Norte do país em latitudes muito baixas.

A MetSul enfatiza que pela grande intensidade do ar polar não apenas as noites serão geladas. Vai fazer muito frio o dia todo e mesmo durante a tarde, mesmo nas localidades com sol. Em Lajeado, a máxima hoje será de 12ºC.

O período mais gelado será na tarde desta quinta-feira (20), sexta-feira (21) e o começo do sábado (22), antes de a temperatura começar uma trajetória de elevação. A MetSul projeta mínimas perto de 0ºC ou negativas até o domingo (23), em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de algumas áreas do Paraná.

Nas localidades de maior altitude do Rio Grande do Sul, nos Aparados da Serra, podem ser esperadas marcas mínimas tão baixas quanto -4ºC a -6ºC na região de São José dos Ausentes. Na Serra do Sudeste, marcas semelhantes podem ser observadas.

A previsão de neve é difícil e desafiadora para a meteorologia em todo o mundo. A possibilidade de nevar nesta onda de frio é consideravelmente alta nos estados do Sul do Brasil. Em 2013, nas duas grandes nevadas daquele ano, de julho e agosto, as projeções dos modelos se alteraram até poucas horas antes de começar a nevar e em algumas regiões nevou mais que projetavam e em outras menos, como é comum em projeções numéricas de precipitação.

O sábado (22), será o dia com geada mais ampla no Sul do Brasil. Depois disso a massa de ar frio rapidamente começará a enfraquecer no fim de semana. No domingo (23), se espera frio ao amanhecer, porém, com máximas agradáveis e em diversos locais acima dos 20ºC à tarde.

Fonte: MetSul + NIH Univates

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui