ONU afirma que mundo está a um “erro de cálculo da aniquilação nuclear”

Secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma que guerra na Ucrânia elevou tensões geopolíticas a níveis não vistos desde a Guerra Fria


0
Foto: Divulgação

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse nesta segunda-feira (1º) que a humanidade pode estar “a um mal-entendido, a um erro de cálculo da aniquilação nuclear”. A fala ocorreu em Nova York, durante a abertura da 10ª Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear, assinado por 191 países e que entrou em vigor em 1970.

Segundo Guterres, a crise climática, as desigualdades gritantes, os conflitos, as violações dos direitos humanos e a devastação pessoal e econômica causada pela pandemia de covid-19 colocaram o mundo sob enorme estresse: “Até agora, tivemos uma sorte extraordinária. Mas a sorte não é uma estratégia ou um escudo para evitar que as tensões geopolíticas se transformem num conflito nuclear”, frisou Guterres.

Segundo ele, a guerra na Ucrânia elevou as tensões geopolíticas a níveis não vistos desde a crise dos mísseis cubanos de 1962, durante a Guerra Fria, e acrescentou: “A humanidade corre o risco de esquecer as lições aprendidas nas terríveis explosões de Hiroshima e Nagasaki”.

Fonte: DW Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui