Oportunidades e desafios nos negócios, com os empreendedores da Artsul – Indústria Metalúrgica

Além do bate-papo com os empresários Eduardo Preusler e Ildor Pinderich, o programa apresentado por Ricardo Brunetto, teve na pauta os quadros: Postura Profissional e Espaço Sebrae.


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Foto: Rodrigo Gallas

Neste sábado o apresentador Ricardo Brunetto recebeu para o bate-papo do programa Arte de Empreender os empresários Eduardo Preusler e Ildor Pinderich, proprietários da Artesul – Indústria Metalúrgica LTDA.

ouça o programa na íntegra

 


Postura Profissional: Que tipo de ouvinte é você?

Saber ouvir bem que poderia ser uma habilidade exibida com destaque no currículo profissional de todos nós; mas não é, e pelo contrário, estamos carentes de boas escutas. Especialistas na área de recursos humanos apontam, inclusive, que essa é uma qualidade rara nos trabalhadores e aqueles que a possuem podem considerá-la um importante diferencial. Por que será que é tão difícil ser um bom ouvinte? Talvez porque a escuta, que seria ouvir com atenção plena, sem antecipar ou menosprezar aquilo que vem do outro, se afasta de algumas características marcantes do nosso tempo. Vivemos com pressa, ansiosos, pensando no que virá. Então, ao ouvir o outro, temos dificuldade de nos entregar ao momento e vivê-lo, simplesmente. Quantas vezes você está falando e a pessoa a sua frente, ao mesmo tempo que lhe ouve, fica espiando o celular? Vivemos uma eterna busca por algo mais interessante. Assim, se o papo não me interessa, me distraio com outra atividade.

Pode-se distinguir, de maneira resumida, três tipos de ouvintes: aquele que não deixa os outros terminarem sua exposição e já vai complementando; aquele que ouve em silêncio e não esboça reação; e aquele que está atento ao que é dito e interage de modo a contribuir com a conversa. Independentemente do tipo com o qual você mais se identificou, nossa maneira de ouvir revela muito a nosso respeito, e por dizer algo de nossa constituição psíquica, não pode ser mudada num passe de mágica, com alguma técnica milagrosa. No entanto, se tal questão nos inquieta, talvez possamos pensar a respeito e exercitar um modo diferente de agir. Experimente se observar nas suas conversas cotidianas. No trabalho, por exemplo, você é daqueles que já vai para a reunião munido com seus preconceitos e suas verdades, ou permite ser surpreendido?

Escutar exige paciência, tolerância à frustração. Uma escuta genuína necessita de abertura para o porvir e pressupõe ignorância sobre algo; em outras palavras, preciso aceitar que não sei tudo e que o que virá do outro pode acrescentar algo, me transformar. Já dizia o escritor alemão Johann Goethe: “falar é uma necessidade, escutar é uma arte”.

 


Espaço Sebrae: a Lei Geral de Proteção de Dados

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na última sexta-feira, dia 18 de setembro, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Agora, todas as empresas, inclusive os pequenos negócios, terão que cumprir uma série de medidas para garantir a proteção das informações pessoais de seus clientes. Entre elas, por exemplo, está o pedido de consentimento dos usuários para a captação dos dados.

A lei prevê que a partir de agosto de 2021, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) poderá aplicar penalidades nas empresas. As multas poderão chegar a 2% do faturamento mensal dos negócios.

​​​​​​​É muito importante que os empresários conheçam as exigências da lei e iniciem os processos de adaptação o quanto antes. A orientação geral para os pequenos negócios é que seja feita uma revisão nos dados solicitados aos clientes e só seja demandado aquilo que realmente for necessário para a execução do serviço prestado.

Dando um exemplo da lei na prática, uma hamburgueria que recebe pedidos dos clientes pelo Whatsapp, para fazer a entrega ela precisa do nome e do endereço do cliente. Para captar essas informações, ela não precisa de uma autorização formal do consumidor, porque sem isso o serviço não será executado. Mas, se por acaso, o empreendedor deseja fazer uma lista de clientes para envio de promoções, aí sim terá que pedir o consentimento do cliente.

Uma das primeiras iniciativas do Sebrae para orientação aos pequenos negócios sobre a nova legislação foi a criação de uma página no Portal www.sebrae.com.br/lgpd, onde é possível conferir mais informações sobre o tema.

Além disso, o Sebrae está disponível para atender quaisquer dúvidas dos pequenos negócios, através dos nossos canais de atendimento.

 

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