Organização confirma “Viva o Taquari-Antas Vivo” para este sábado

Impasse em função da previsão de chuva foi resolvido em reunião virtual na manhã desta sexta-feira


1
Foto: Arquivo / Divulgação

Em reunião virtual realizada na manhã desta sexta-feira (22), a organização da ação voluntária “Viva o Taquari-Antas Vivo”, junto com representantes de municípios participantes, decidiu manter a realização do evento para este sábado (23), a partir das 7h30, as margens do Rio Taquari. A iniciativa, coordenada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, esteve sob ameaça de ser transferida em função da previsão de chuva.

Porém, conforme a coordenadora da ONG Parceiros Voluntários, Gilmara Scapini, a previsão climática informa maior volume de chuva na região entre a noite desta sexta-feira (22) e a madrugada do sábado (23), mas pela manhã, no horário marcado para iniciar a ação, o tempo deverá apresentar melhora, o que permitiria a realização da atividade.

Segundo a organização, a programação seguirá como nos anos anteriores, com ginástica laboral seguida da ação de recolhimento, até às 10h30. Após esta atividade, serão realizados somente movimentos de separação, contagem e catalogação dos resíduos retirados das margens e do leito dos rios Antas e Taquari.

A nona edição da “Mostra Espelhos – como o rio Taquari nos vê” estará exposta no local de concentração, em Lajeado, para conhecimento dos voluntários. No final do evento serão realizadas rodas de conversa entre os participantes para reflexão sobre a atividade.

Pontos de encontro

A ação ocorrerá simultaneamente nos seis municípios que aderiram à mobilização.

• Lajeado – Porto dos Bruder
• Estrela – Ações nos bairros
• Arroio do Meio – Bairro Navegantes
• Venâncio Aires – Mariante
• Cruzeiro do Sul – Clube Delta
• Roca Sales – Parque Náutico

Participação

Empresas, instituições e voluntários interessados em atuar como voluntários no sábado podem imprimir formulário disponível no site da Acil – acilajeado.org.br – e levar no dia da ação para entregar à coordenação do município. É aconselhável que cada voluntário leve seu próprio par de luvas para usar no momento das atividades de recolhimento e outras.
Para os proprietários de embarcações que queiram auxiliar no movimento, a descida dos barcos será realizada pelo município de Cruzeiro do Sul, no Clube Delta.

Ação

O Viva o Taquari-Antas Vivo nasceu em 2007 através da iniciativa de funcionários da Acil. Ao todo, em suas 14 edições, mais de 43 toneladas de resíduos foram recolhidas por cerca de 6.500 voluntários nos municípios de adesão. A última edição foi realizada em dezembro de 2021, somente no município de Lajeado, com número reduzido de participantes. Na ocasião, 100 voluntários recolheram 107 quilos de lixo nas margens do rio Taquari. AI/VM/LF

1 comentário

  1. O lugar que é mais limpo não é o que mais se limpa mas o que menos se suja , não precisaria ter certas intervenções de pessoas que não estão entre os que sujam se os que sujam se importasse um pouco mais com um coletivo não consigo próprio,bom não precisa dizer que tem pessoas que não servem nem pra elas mesmos e ,ainda destrói o que eu dos outros ,mundo globalizado ,culpa de quem ,de nós mesmo que deixamos esse problema crescer , agora não tem mais volta as pessoas de bem de cultura de educação ,vão ter que continuar a limpar o lixo dia outros ,

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui