Nesta época do ano, as geadas mais ajudam que causam prejuízos. No período do inverno, a geada diminui as doenças e pragas das nossas plantas. E ainda, ajudam na produção das plantas que precisam frio para entrar em dormência. O frio e a geada diminuem a população das pragas. Em anos frios, as pragas demoram mais a se restabelecer no período de primavera verão.


ouça o comentário

 


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A geada branca, mais comum, ocorre quando a queda forte de temperatura ao redor de 0°C e encontra o vapor de água alto e congela. A geada negra ocorre quando a queda de temperatura ao redor de 0°C e com baixa umidade do ar. Neste caso há o congelamento das células e mata’ a planta ficando de cor escura. (Não aparece a geada branca).

Quanto aos inços o frio controla aquelas plantas que ficaram da lavoura anterior e muitas vezes são depositário de pragas e doenças. Chamadas plantas hospedeiras sendo menor o risco de causar novas doenças. (Oídio, manchas folhares, ferrugem, diversos fungos, insetos, ovos, pupas, e outros).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Muitos cultivos de inverno como trigo, aveia, centeio, triticale, algumas pastagens o frio provoca o perfilhamento aumentando a produtividade. Nas frutíferas que perdem as folhas no inverno (videira, pereira, ameixeira, pessegueiro, maçã, marmelo, precisam de frio para entrarem em dormência. É uma parada fisiológica (descanso) para retornar na primavera. Estas plantas precisam mais de duzentas horas de frio abaixo de 7,2°C e suportam até cerca de 2°C negativos.

Neste momento preocupa este calor ele está antecipado, provocando a brotação e florescimento. Deveria estar acontecendo a partir da última semana de agosto e entrando em setembro. Se vier novas ondas severas de frio com geadas causa sim problemas para as plantas. Inclusive podendo queimar as brotações novas e as flores das plantas. A natureza dá uma compensação e podem ter novas brotações e floração, mas já compromete a produção. Já tivemos problemas sérios com geada em trigo na floração ou na formação de grãos. Geadas tardias em fins de setembro e até início de outubro são devastadoras. Fazia PROAGRO na época e acompanhei lavoras com perdas totais ou só colhiam triguilho.

O período de frio também é importante para tratamentos de inverno com calda sulfocálcica e calda bordalesa a dosagem e forma de fazer precisa consultar a assistência técnica. Eles controlam muito bem pragas e doenças. Importante também retirar os galhos podados do pomar para não serem depositários de pragas e doenças.

Por Nilo Cortez

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui