Os benefícios das massagens terapêuticas para cada estação do ano 

Pindas chinesas, velas e pedras aquecidas no inverno e óleos refrescantes no verão estão entre as mais variadas técnicas de tratamento utilizadas com o objetivo de reduzir o estresse, relaxar a tensão muscular, amenizar dores e até mesmo estimular a sensualidade.


0
Foto: Ilustrativa / Divulgação

Cada estação do ano guarda uma série de indicações de massagens, de acordo com a necessidade de cada pessoa, seja quando o clima está mais frio ou mais quente.
O cardápio é variado. Nos meses mais frios, a pedida é por massagens com velas, pindas chinesas e pedras aquecidas. Ao contrário, no calor, o ideal são as massagens refrescantes, com a utilização de óleos e ambiente climatizado.

Ainda pouco conhecidas no Brasil, as pindas são originárias das antigas terapias orientais. São feitas com sacos de linho com ervas medicinais e aromáticas e especiarias com propriedades tanto relaxantes como estimulantes. Pré-aquecidas, criam o efeito terapêutico pretendido, equilibrando as energias no seu interior.

Ao usar as pindas em movimentos circulares e deslizamentos, o massoterapeuta usa as trouxinhas. O uso das pindas promove uma leve esfoliação quando as manobras mais vigorosas estimulam o metabolismo e tonificam a musculatura.
Além disso, proporcionam um relaxamento profundo, combatendo situações de alto estresse, controlando estados depressivos, provocando relaxamento muscular, aumentando a autoestima e a consciência.

Já as massagens com pedras quentes, lisas e planas, são em partes específicas do corpo. As pedras geralmente são feitas de basalto, um tipo de rocha vulcânica que retém calor. Elas são aquecidas entre 130 e 145ºC. As pedras quentes podem ser colocadas ao longo da coluna, na barriga, peito, palmas das mãos e nos pés.

A técnica traz uma série de benefícios – ajuda a aliviar a tensão muscular e a dor; reduz o estresse e a ansiedade; promove o sono; pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças autoimunes; diminui os sintomas do câncer; e aumenta a imunidade.

Outra técnica que pode ser realizada em tempos frios é a massagem com velas quentes. Aquecidas até se transformarem em cera vegetal cosmética derretida, elas podem ser feitas com óleos essenciais, produtos aromáticos que nutrem, tonificam, revigoram, hidratam e dão maciez à pele, proporcionando relaxamento físico e mental.

A terapia com velas visa aliviar dores e tensões musculares, combater cãibras e inchaços, além de eliminar toxinas e estimular a circulação sanguínea.
Para os climas mais quentes, uma boa pedida são as massagens refrescantes com óleos essenciais, que aliviam o cansaço, as dores e os mal-estares e estimulam a circulação sanguínea, promovem o relaxamento muscular, a limpeza e desintoxicação do corpo, além de renovar as energias.

Os óleos mais conhecidos são os feitos à base de alfazema, eucalipto ou camomila. Recomenda-se o uso de cinco a dez gotas para aliviar a tensão muscular e o estresse, com conforto físico e mental.
Sensualidade

A sensualidade também aflora com determinadas massagens, como a sensitive, que está muito ligada à filosofia tantra, originária da Ásia, a qual baseia-se em diversos conceitos como espiritualidade, sexualidade e biologia humana, de acordo com o conhecimento empírico desses povos.

A massagem sensitive estimula as zonas erógenas de homens e mulheres, o massagista também tem a missão de criar uma atmosfera relaxante e tranquila. A partir disso, começa a promover movimentos contínuos e suaves, tocando o corpo somente com as pontas dos dedos.

A técnica atua para a eliminação de tensões, promovendo uma reconexão física, emocional e energética. A respiração profunda e guiada pelo terapeuta também é parte fundamental no processo de relaxamento.

Com tantas finalidades e técnicas diferentes, alguns estabelecimentos e massagistas se especializam em determinado segmento da massoterapia, buscando por uma linha de trabalho específica. Para quem busca por sessões de massagem e ainda não conhece muito bem as técnicas a melhor ferramenta são os guias especializados que compartilham informações do ramo e listam profissionais massagistas por tipos de terapias e regiões, como no caso do Portal Guia de Massagem, onde é possível buscar por massagistas em Porto Alegre, por exemplo, ou filtrando pelas técnicas citadas como massagens relaxantes e sensuais.

* Este conteúdo é de responsabilidade de seus idealizadores. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui