Os fatores que mais reprovam os candidatos e dicas para se sair bem nas entrevistas de emprego

Comportamento do candidato já começa a ser avaliado na chegada à empresa


0
Foto: Ilustrativa / Pixabay

O programa Troca de Ideias desta quinta-feira (17) abordou os fatores que mais reprovam e deu dicas para os candidatos se saírem bem nas entrevistas de emprego.

Os conselhos foram passados pela psicóloga e coordenadora da área de gestão de carreiras da Univates, Janaína Schneider.


ouça a entrevista

 


 

Conforme ela, a chegada à empresa também é um momento importante para o candidato. Cumprimentar, dialogar, observar o ambiente e a dinâmica interna é interessante antes da entrevista com o recrutador. Essa atitude pode ajudar a vencer o nervosismo e a timidez, quebrando o gelo e deixando o candidato mais tranquilo.

Chegar, sentar-se e ficar só mexendo no celular enquanto aguarda não é um bom sinal.

Psicóloga e coordenadora da área de gestão de carreiras da Univates, Janaína Schneider (Foto: Tiago Silva)

Na entrevista, é importante logo procurar uma posição confortável para que a pessoa se atenha ao que é importante com o recrutador.

Janaína destaca que antes se dizia que se contratava pelo currículo, e se demitia por questões comportamentais. No mercado de trabalho atual, as questões comportamentais também ganharam mais peso na hora da seleção.

“A grande parte das dificuldades em relação ao comportamento dos candidatos são percebidos na entrevista”, destaca a psicóloga. Passar confiança na hora da entrevista é uma porta de entrada e oportunidade única, afirma Janaína.

Segundo ela, é importante que o candidato demostre interesse na conversa, preste atenção aos detalhes e interaja com clareza e confiança.

Antes de chegar a esse momento, conhecer a vaga e buscar compreender a cultura interna da empresa são diferenciais competitivos.

No currículo, atenção ao português é requisito básico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui