Os planos do prefeito Marcelo Caumo para a revitalização da orla do Rio Taquari em Lajeado

“Tenho certeza que vai ser outro ponto muito frequentado de lazer para toda a cidade”, afirma


0
Prefeito Marcelo Caumo conta os detalhes do amplo projeto urbanístico para a área em entrevista à Rádio Independente (Foto: Tiago Silva)

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, compartilhou nesta sexta-feira (18) ideias sobre revitalização e melhor aproveitamento da orla do Rio Taquari. Conforme ele, atualmente, a prioridade é a abertura de ruas e as obras de construção do novo parque, que será instalado junto à orla e recebeu o nome de Parque Ney Santos Arruda.


ouça a entrevista

 


Em paralelo, a administração dialoga com moradores ribeirinhos para viabilizar a desapropriação de casas nas proximidades do rio. Também aproveitou a baixa do leito do rio em função de obras na Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul para realizar uma reforma no Porto dos Bruder e limpeza nos arredores, trabalho que deve ser finalizado e entregue na próxima segunda-feira.

Caumo diz que a Prefeitura de Lajeado chegou a contatar o escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que faleceu em maio passado aos 83 anos, para elaborar um projeto amplo para a orla do Taquari. Lerner foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná. Ficou famoso mundialmente por desenvolver, na capital do Estado, um sistema integrado de transporte urbano. Em Curitiba, Lerner também criou parques como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, dois cartões-postais da cidade. Porém, com a pandemia e a morte do urbanista, as tratativas estacionaram.

Marcelo Caumo reconhece que um projeto amplo demanda tempo, e carece de estudos mais aprofundados. “O município tem interesse de fazer um grande projeto aproveitando esse potencial que é a orla”, destaca o prefeito de Lajeado. Caumo tem a ideia de elaborar uma interligação entre os dois arroios – Saraquá e Engenho –, avançando e englobando a Rua Décio Martins Costa e, após, reformular o Parque do Engenho. Em paralelo, há a intenção de trabalhar a ciclovia e criar estímulos e condições para o desenvolvimento de restaurantes no entorno.

“A população já vem fazendo bastante uso da nova proposta da orla do Taquari”, nota o prefeito, com as ruas que a prefeitura abriu. “Tenho certeza que vai ser outro ponto muito frequentado de lazer para toda a cidade”, afirma.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com,br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui