Processos podem ser copiados, pessoas não

A arte de lidar com pessoas é um grande diferencial


0
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Um empresário resolveu fazer uma campanha de premiação para seus colaboradores. Criou o TOP FIVE, premiando as cinco melhores performances dentre os mais de 150 colaboradores. Os premiados tinham espaço honroso na revista mensal da empresa, destaque nos murais e o direito de rodar uma roleta que continha cinco prêmios distintos. Certa vez, por falha do gerente, um dos melhores colaboradores foi esquecido e não teve seu nome publicado na revista.

O gerente, querendo corrigir a falha, chamou o colaborador e explicou o ocorrido, dando a ele o direito de rodar a roleta. Porém, o colaborador respondeu que o prêmio era o que menos importava. O que ele mais queria era mostrar para seus filhos o seu rosto estampado na revista. Outro fato inusitado foi quando um colaborador, que estava acima do peso e tinha uma vida sedentária, ganhou, na roleta, três meses de academia. Tenho certeza que ele trocaria a academia por um jantar romântico no restaurante chique da cidade. O que pretendo abordar aqui é que as pessoas são todas diferentes umas das outras. Devemos observar suas características e seus anseios.

Pessoas podem fazer tarefas semelhantes nas empresas, por salário igual ao dos seus pares. Mas os motivos são sempre diferentes. Na Disney, por exemplo, as pessoas são contratadas ou até mesmo promovidas conforme sua orientação profissional. Pessoas orientadas para tarefas buscam ser melhores naquilo que fazem e esperam reconhecimento por sua dedicação. Pessoas orientadas à carreira pagam o preço das mudanças, querem oportunidades para mostrar o seu potencial e esperam ser promovidas por causa da sua dedicação e entrega.

Pessoas orientadas pela vocação buscam encontrar valor naquilo que fazem, vendo sentido nas coisas. Buscam seguir sua causa, seu propósito. Por isso, concluímos que são as pessoas o “grande segredo” nas empresas. Processos podem ser copiados, máquinas podem ser compradas, softwares podem ser atualizados, mas estão disponíveis para todos. Pessoas são únicas, são singulares, são o grande diferencial. Como você está tratando as pessoas do seu time? Forte abraço e até a vitória, sempre. (IG:@gustavobozetti)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui