Os sonhos revelam desejos que estão num lugar secreto da mente

"Aquilo que sonhamos traz consigo um conteúdo que ficou guardado no nosso psiquismo. Nossos traumas, nossos medos, perturbações e conflitos"


0
Imagem: Ilustrativa / Divulgação

Os acadêmicos da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) estiveram reunidos na Biblioteca Pública Municipal de Lajeado. A intenção foi retomar as atividades presenciais e definir detalhes da participação da Academia na Feira do Livro de Lajeado, evento que acontece de 13 a 17 de outubro, tendo como patrona a acadêmica Ana Cecília Togni. Entre as atrações da Alivat na freira, está o lançamento de livros e sessão de autógrafos de escritores que publicaram obras no último ano. O ato acontece no dia 16, às 10 horas, no estande da Academia, no Parque dos Dick.

A reunião também contou com a presença do arquiteto e cenógrafo Carlos Spaniol, escritor lajeadense que, aos 32 anos de idade, acaba de lançar o livro “Minha mente ao adormecer”. Na apresentação do livro, explica que os escritos resultam de um movimento de transformação interior que ele vivenciou nos últimos três anos. É uma obra interessante do ponto de vista psíquico. O autor escreve sobre os seus sonhos, que ele chama de “adormeceres”, e faz interpretações para tal enredo onírico.

Aliás, esse tema foi tratado no livro “A interpretação dos Sonhos”, publicado por Sigmund Freud em 1900. Nessa obra, o pai da Psicanálise analisa seus próprios sonhos e conclui que os mesmos são realizações dos nossos desejos inconscientes. Aquilo que sonhamos traz consigo um conteúdo que ficou guardado no nosso psiquismo. Nossos traumas, nossos medos, perturbações e conflitos.

Para a psicanálise, o sonho é uma das formas de acessar o inconsciente. Muito mais coisas devem acontecer em sua mente do que aquelas que chegam à sua consciência, avisava Freud. Segundo ele, o sonho constitui “uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)”. Há um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e, ainda, um conteúdo latente, considerado inconsciente. Por isso, no consultório de Psicanálise, os sonhos que o paciente traz são um material rico para analisar onde pode estar a raiz dos seus sofrimentos psíquicos.

Por Dirce Becker Delwing, jornalista, psicóloga e psicanalista clínica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui