Otan dá a largada a cúpula nos EUA de olho em ameaça da Rússia e China

Os 32 membros da aliança militar, encabeçados por Washington, debatem como enfrentar Putin na Ucrânia e conter as ambições geopolíticas de Xi Jinping


0
Foto: Otan / Divulgação

A cúpula anual da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começou nesta terça-feira (9), em Washington, D.C., capital dos Estados Unidos, e vai durar até a quinta-feira (11). Espera-se que os dois principais temas da reunião entre os 32 membros da aliança militar ocidental sejam a guerra na Ucrânia, e como enfrentar a Rússia de Vladimir Putin, bem como a ameaça do projeto de poder global do líder da China, Xi Jinping.

A reunião ocorre em um momento histórico, mas precário, tanto para a aliança como para a nação anfitriã. A Otan que está lidando com uma guerra em curso na Europa, vai trocar o secretário-geral Jens Stoltenberg, no cargo há 10 anos, por Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda. Além disso, a entidade está se preparando para as eleições presidenciais nos Estados Unidos, que podem balançar o grupo se Donald Trump retornar à Casa Branca.

Os Estados Unidos são há muito o membro mais poderoso e influente da Otan, mas a sua política caótica nos últimos anos levou alguns membros da aliança a questionarem isso.

Fonte: Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui