Ouça o que o mercado está pedindo e mova-se na direção dele

Profissionais que buscam prosperar na vida e no trabalho devem observar o comportamento das pessoas e criar soluções que sejam adequadas para elas


0

Há alguns anos, um caminhoneiro da região central do país tinha um frete de manteiga para levar para o nordeste brasileiro. A viagem foi uma aventura. Na época, as estradas não eram pavimentadas e as viagens costumavam ser uma grande aventura. Naquela, não foi diferente. Por diversas vezes, o caminhão atolou e o motorista precisou chamar pessoas para ajudar a desatolar o caminhão. Depois de muito trabalho e alguns dias de atraso, a carga de manteiga chegava ao seu destino. Para aproveitar o frete de retorno, o caminhoneiro foi se informar sobre o quê ele poderia carregar de volta para o centro do país. A resposta que ele escutou foi: “pessoas”.

Na hora, o caminhoneiro resolveu aceitar o desafio e adaptou seu caminhão para carregar pessoas que queriam ir ao centro do país. A viagem durou a metade do tempo. Quando o caminhão atolava, os passageiros desciam imediatamente para ajudar a desatolar o caminhão. O valor recebido pelo frete foi pago à vista. O consumo de combustível foi muito menor em função do peso.Foi assim que nasceu a empresa GOL, que hoje também atua no segmento de transporte aéreo de passageiros.

Atualmente, a GOL vende mais de 460 milhões de passageiros por ano, ou seja, mais de 2 vezes a população do Brasil.Tive a oportunidade de conhecer um dos sócios da GOL em março deste ano no SegHill e conhecer detalhes dessa história, mas o que pretendo ressaltar aqui é a importância de analisar o comportamento do consumidor.Vivemos o período antropoceno e o cliente é o grande imperador. É ele que dita as regras do jogo e indica o caminho que as empresas devem seguir.

Profissionais que buscam prosperar na vida e no trabalho devem observar o comportamento das pessoas e criar soluções que sejam adequadas para elas. A velocidade dessa transformação vem sendo acelerada pela tecnologia. Permanecer parados em um mundo que muda tão rapidamente pode ser uma péssima decisão. Pense nisso e “mãos a obra”. Vamos nos desenvolver pois este é o caminho. Forte abraço e até a vitória, sempre.

Texto por Gustavo Bozetti (@gustavobozetti), diretor da Fundação Napoleon Hill e MasterMind RS


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui