Outubro Rosa e os cuidados físicos e emocionais: “Corpo, mente e espírito têm que trabalhar em equilibro”, afirma psicóloga

“Se conheçam, conheçam seu corpo. Se toquem, observem algumas mudanças, observem a sua saúde”, defende a psicóloga da Aapecan de Lajeado, Laís Schwarz


0
Foto: Tiago Silva

O trabalho da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) foi destaque na entrevista do programa Redação no Ar desta quinta-feira (7), no contexto da campanha do Outubro Rosa. A psicóloga da instituição, Laís Schwarz, explicou como a Aapecan trabalha de modo especial neste mês a prevenção e os cuidados da saúde da mulher como um todo, desde o câncer de mama ao colo do útero. Laís defende o autoconhecimento, tanto físico como emocional. “Corpo, mente e espírito têm que trabalhar em equilibro”, afirma.

A Aapecan está instalada há 16 anos em Lajeado, e atende a todas as pessoas do Vale do Taquari. Quem recebeu diagnóstico e está em tratamento de câncer, pode fazer um acompanhamento na instituição, que tem 950 pessoas cadastrados e 230 usuários ativos. Eles recebem todos os meses algum tipo de benefício social (suplementação alimentar e cestas básicas) e emocional, como participação em grupos de apoio e atendimento psicológico e social. Também é possível fazer a alimentação diária ou ficar hospedado na casa de apoio da entidade.

Tanto para mulheres como também para homens, a psicóloga Laís Schwarz indica: “Se conheçam, conheçam seu corpo. Se toquem, observem algumas mudanças, observem a sua saúde. Adquiram hábitos de vida mais saudáveis, tanto físicos como emocionais. Daqui a pouco, se você adquirir uma doença, vai ter mais recursos para enfrentar e lidar com ela”, comenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui