Outubro Rosa: para facilitar acesso do público, Encantado estende atendimentos no Posto de Saúde Central

Serviço ampliado começa a ser disponibilizado nesta terça-feira (13) e se estenderá até o dia 29 de outubro.


0
tendimento acontece no Posto de Saúde Central até o dia 29 de outubro (Foto: Prefeitura / Divulgação)

Assim como todos os anos, a Secretaria da Saúde de Encantado aderiu mais uma vez a Campanha Outubro Rosa que serve para reforçar a importância das mulheres procurarem as unidades de saúde para fazerem o pré-câncer, mamografia e aprenderem a fazer o autoexame. Todos os Postos de Saúde estão realizando os atendimentos. O diferencial desta vez, é que para facilitar o acesso do serviço a quem trabalha durante o dia, o Posto de Saúde Central está atendendo também com horário estendido das 17h às 20h. A ampliação iniciou nesta terça-feira (13) e se estende até o dia 29 de outubro.


OUÇA A REPORTAGEM 


Secretária de Saúde de Encantado, Clarissa Pretto Scatolla (Foto: Prefeitura / Divulgação)

Conforme a secretária de Saúde, Clarissa Pretto Scatolla, para agendar a mamografia, o exame citopatológico e o autoexame nestes horários diferenciados basta ligar para o número 3751-0121. “A gente precisa que as pessoas procurem as unidades, todas funcionam durante o dia, e a central com horário estendido para facilitar o trabalho”, relata. Após o agendamento, para evitar aglomeração de pessoas, o interessado se desloca até o posto de atendimento. “Conforme os outros anos, tivemos uma demanda muito grande e acabamos estendendo as ações do Outubro Rosa em novembro também, algo que pode voltar a acontecer este ano”, pondera a secretária.

Neste período as atividades de prevenção ao câncer de mama ganham força, porém, os atendimentos à população estão disponíveis durante todo o ano, como explica Clarissa. “Acreditamos que a prevenção é sempre o melhor remédio e o posto de saúde serve para isso, para prevenir. Temos que procurar a unidade saúde não quando estamos doentes e sim antes da pessoa adoecer, para evitar uma doença que logo ali na frente poderá aparecer”, entende.

Situação da pandemia no município

A secretária de Saúde também fala sobre a situação causada pelo novo coronavírus no município. Segundo ela, está sendo feito um apelo para que as pessoas mantenham os cuidados de higiene e distanciamento, além de terem consciência de que a pandemia ainda não acabou. “Graças a Deus tivemos um trabalho bem efetivo, conseguimos segurar a demanda para não termos tantos casos, mas as pessoas precisam continuar acreditando que precisam se cuidar”, destaca.

O reforço de cuidados é para o uso de máscara e higienização das mãos, conforme Clarissa. “Tantos meses que estamos nos cuidando, então é normal que ao longo do período as pessoas acabem relaxando e com isso há diminuição nos cuidados básicos e necessários para evitarmos o descontrole do vírus”, relata. Dados obtidos até o início da tarde desta terça-feira (13), conforme a Secretaria Estadual de Saúde, Encantado possui 527 casos confirmados da doença e onze óbitos. A prefeitura indica que deste número, 504 pessoas já estão recuperadas, que representam 95% do total de casos.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui