Pacientes evitam buscar ajuda por acreditarem ser demostração de fraqueza, avalia psiquiatra

"Nós precisamos diminuir o preconceito a respeito da saúde mental", defende a médica Luiza Lucas.


0
Médica psiquiatra Luiza Lucas (Foto: Tiago Silva)

A campanha “Janeiro Branco” busca ressaltar a necessidade de um olhar mais atento à saúde mental. E esta sexta-feira (15), o programa Redação no Ar abordou o assunto com a médica psiquiatra Luiza Lucas. “Nós precisamos diminuir o preconceito a respeito da saúde mental, da psiquiatria, da psicologia para que as pessoas possam buscar mais ajuda e reduzir a ansiedade e a depressão, que tem aumentado, sim, em função da pandemia”, explica. Pessoas que ficam mais tempo em casa, privados da convivência social, têm mais possibilidade de desenvolver problemas de saúde mental. Luiza cita o caso dos idosos.


ouça a entrevista

 


 

Ela orienta que as pessoas devem buscar uma ajuda profissional quando sentem que a dor interna que sentem está demais para suportar. Crises de ansiedade, pânico e falta de ar são indicativos, bem como a dificuldade de se dormir há mais de duas semanas.

Luiza diz que é possível diferenciar a tristeza da depressão a partir do momento em que começam a aparecer pensamentos suicidas, ou então quando a pessoa fica desolada, sem um sentido para dar a sua vida.

A psiquiatra diz que muitas pessoas relutam em buscar ajuda por acreditarem ser demostração de fraqueza. “Pensar que buscar um psicólogo ou psiquiatra é sinal de louco é o que afasta as pessoas do atendimento precoce”, percebe.

A origem dos problemas mentais pode ser da parte orgânica do cérebro, nas substâncias que o compõem, ou então de vivências, como traumas. Uma capacidade de resiliência maior pode ajudar alguém a passar pelos traumas sem adoecer. Essa resiliência, explica a psiquiatra, pode vir de uma estrutura familiar sólida ou então da fé e religião, que ajudam a ter mais esperança na vida.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui