Pacto Lajeado pela Paz lança 1ª edição do Curso de Fortalecimento Teórico e Prático ao Facilitador da Paz

Ao todo, 65 pessoas participaram do primeiro encontro


0
Foto: Divulgação

Iniciou nesta semana a 1ª edição do Curso de Fortalecimento Teórico e Prático ao Facilitador da Paz oferecido pelo programa Pacto Lajeado pela Paz para os Facilitadores da Paz já formados nos Círculos de Construção de Paz da Justiça Restaurativa. O curso tem o objetivo de incentivar os participantes a utilizarem a metodologia dos círculos nos seus espaços de atuação como instrumento de autocuidado, acolhida e conexão. Ao todo, 65 pessoas participaram do curso, algumas de outros municípios da região. 

O curso é separado em dois momentos: primeiro para a teoria, com explicação das possibilidades de aplicação dos círculos de paz, e o segundo para diálogo entre os facilitadores, com compartilhamento de experiências e práticas. No total, serão 11 encontros, que ocorrerão de modo virtual. Para facilitar a participação, foram criadas três turmas, que têm o curso em diferentes turnos. 

O primeiro encontro contou com a participação do Prefeito, Marcelo Caumo, e da Vice-prefeita, Gláucia Schumacher, que apresentaram o programa Pacto Lajeado pela Paz. Segundo Tânia Rodrigues, coordenadora da Justiça Restaurativa do Pacto Lajeado pela Paz, o curso é ministrado por Josiane Pezzi, Carmen Spalding, Susiane Drehmer e Priscila Hasstenteufel.

“A motivação para a organização e o lançamento deste curso surgiu da necessidade de fortalecer e encorajar os participantes a utilizarem os processos circulares e as práticas restaurativas nos seus espaços de atuação, contribuindo na construção de planos de ação com o apoio e olhar das instrutoras parceiras. O desafio é a forma online, porém esta também está sendo uma prática diária nas nossas relações e nos permite pensar em formas de alinhar com os princípios e valores restaurativos. O retorno dos participante sobre o primeiro encontro foi algo motivador e estamos celebrando este movimento”, finalizou Tânia. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui