Pacto Lajeado pela Paz realiza as primeiras reuniões de 2022

Ambas reuniões contaram com a presença de representantes da Prefeitura do município de Casimiro de Abreu (RJ), que vieram a Lajeado conhecer o projeto


0
Foto: Rodrigo Augusto-Fuchs

Nesta terça-feira (30), ocorreram as primeiras reuniões dos dois eixos integrantes do Pacto Lajeado pela Paz, da Prefeitura de Lajeado. Na parte da manhã se reuniu o eixo Prevenção e na parte da tarde o eixo Aplicação da Lei. Ambas reuniões contaram com a presença de representantes da Prefeitura do município de Casimiro de Abreu (RJ), que vieram a Lajeado conhecer o projeto. Além disso, representantes do Instituto Cidade Segura, o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, e a coordenadora do Pacto, Tânia Fröhlich Rodrigues também participaram.

Na conversa de prevenção, pela manhã, participaram também os secretários Giancarlo Bervian (Planejamento, Urbanismo e Mobilidade), André Bücker (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura), Luis André Benoitt (Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade) e o Promotor de Justiça de Lajeado, Sérgio da Fonseca Diefenbach. Durante o encontro do chamado Comitê de Integração e Prevenção (CIP), aconteceu a apresentação do mapeamento realizado sobre quais serviços e oportunidades podem ser oferecidos aos jovens nas comunidades por meio do Pacto. Foram identificadas quais ações são realizadas para os jovens nos bairros atendidos pelos territórios de atuação do Pacto (bairros Centro, Conservas, Jardim do Cedro, Morro 25, Planalto, Santo André e Santo Antônio), sejam atividades desenvolvidas com as Secretarias de Lajeado ou entidades externas.

– Com o programa Cada Jovem Conta, a gente quer mostrar quais oportunidades os jovens têm dentro dos bairros de Lajeado, com ações desenvolvidas nas áreas da educação, do esporte, da cultura, do lazer e da assistência social – explica Tânia.

Na parte da tarde, aconteceu a reunião do eixo de aplicação da lei, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), reunindo Secretaria da Segurança Pública (Sesp) e representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil.

O titular da Sesp, secretário Paulo Locatelli, apresentou o histórico do projeto e uma análise sobre os resultados obtidos com as ações integradas, que reúnem as entidades policiais atuantes em Lajeado. Foram apresentados os dados que comprovam a eficácia do Pacto para reduzir os índices de criminalidade na cidade. Os dados dos registros de crimes são compilados pela Sesp e enviados para que os órgãos de policiamento tenham acesso aos dados em forma de mapas e tabelas.

– Todo esse trabalho de gerenciamento e análise dos registros ajuda na nossa proatividade para desenvolver novas ações de resposta – destaca Locatelli.

As reuniões de avaliação da evolução do Pacto estão previstas para acontecer mensalmente. AI/VM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui