Pacto Lajeado pela Paz realiza reuniões com eixos de prevenção e aplicação da lei

Reunião com o eixo de prevenção ocorreu na nova sede do programa, no Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labi-Lá)


0
Foto: Prefeitura de Lajeado Divulgação

O programa Pacto Lajeado pela Paz, da Prefeitura de Lajeado, realizou reuniões com os eixos Prevenção, na parte da manhã, e Aplicação da Lei, na parte da tarde, nesta quarta-feira (25). A reunião com o eixo de prevenção ocorreu na nova sede do programa, no Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labi-Lá). Já na parte da tarde, os integrantes do eixo de aplicação da Lei se reuniram no Salão de Eventos da Prefeitura Municipal.

Durante o encontro do chamado Comitê de Integração e Prevenção (CIP), que contou com a participação do prefeito Marcelo Caumo, da vice-prefeita Gláucia Schumacher, de secretários municipais e integrantes do programa, ocorreu a apresentação dos novos sistemas de gestão que estão sendo adotados pelo Pacto Lajeado pela Paz. Com os novos sistemas, será possível acompanhar indicadores, gerar relatórios e verificar o andamento dos projetos, além ainda de facilitar o acesso a dados para a realização de ações do programa.

A Secretaria de Administração buscou um sistema para interligar a comunicação das secretarias e programas do município, e o Pacto Lajeado pela Paz foi o primeiro a testar essa ferramenta. Conseguimos integrar indicadores importantes para mensurar os resultados do programa e projetar onde é importante atuar – explica a coordenadora do Pacto, Tânia Fröhlich Rodrigues. Segundo ela, o sistema é importante pois possibilita que outros setores da administração municipal tenham acesso aos indicadores do Pacto e, assim, possam contribuir com novas ações.

Na parte da tarde, a reunião foi com o eixo de aplicação da lei, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reúne Secretaria da Segurança Pública (Sesp) e representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil.

O titular da Sesp, Paulo Locatelli, apresentou os dados de segurança pública registrados nos últimos anos e comparativos com os primeiros meses de 2022.

“Percebemos uma redução nos principais indicadores de criminalidade, e trabalhamos em conjunto para que o Pacto Lajeado pela Paz continue trazendo resultados positivos para a segurança do município. Temos resultados importantes e vamos planejar novas ações para reduzir ainda mais esses indicadores”, avalia Locatelli.

Nova sede do Pacto Lajeado pela Paz

O Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labi-Lá), criado para promover a inovação, a cocriação e a testagem de novas ideias, com foco em melhorias ao cidadão e qualificação dos serviços prestados pela administração, é a nova sede do programa Pacto Lajeado pela Paz. O espaço, localizado em frente à Praça do Chafariz, na rua Marechal Deodoro, no Centro, abrigará também outros projetos do município e contribuirá também para revitalizar esta área da cidade.

O Labi-Lá é um espaço de 395 metros quadrados com pátio aberto de 327 metros quadrados. A mudança do Pacto foi concluída em maio. Nos próximos dias, o espaço receberá as equipes da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) e da Coordenadoria de Inovação do município.

Conheça o Labi-Lá

O Labi-Lá foi criado em maio de 2021 para promover a inovação, a cocriação e a testagem de novas ideias, com foco em melhorias ao cidadão e qualificação dos serviços prestados pela administração.

O espaço vai abrigar o programa Pacto Lajeado pela Paz, Pro_Move Lajeado, da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) e da Coordenadoria de Inovação e Projetos Especiais do município, e tem espaço de 395 metros quadrados com pátio aberto de 327 metros quadrados.

O Labi-Lá fica localizado em frente à Praça do Chafariz, na rua Marechal Deodoro, no Centro. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui