Pagamento do IPTU até 26 de fevereiro garante 15% de desconto em Lajeado

Guias já podem ser impressas no site da prefeitura. Distribuição pelos Correios começa em fevereiro.


0
Secretário da Fazenda de Lajeado, Guilherme Cé (Foto: Arquivo / Rádio Independente)

A Administração Municipal de Lajeado liberou nesta segunda-feira (4) a emissão das guias do IPTU e do Alvará de ISSQN (Taxa de Licença de Localização e de Vistoria) para o ano de 2021, pelo site da prefeitura.

Neste momento, a emissão de guias estará disponível apenas de forma online pelo site. No mês de janeiro, não haverá entrega presencial física das guias na Secretaria Municipal da Fazenda, portanto a orientação é que as pessoas não se dirijam ao Centro Administrativo para evitar filas e aglomerações.

“Neste período, receberemos contribuintes procurando por outros serviços. Se as pessoas foram nos procurar em janeiro para emissão da guia dos impostos, vai acabar gerando filas e aglomeração, e isso é o que não queremos, especialmente em plena pandemia. Recomendamos que as pessoas acessem o site o baixem o aplicativo para o pagamento da guia”, reforça o secretário da Fazenda, Guilherme Cé.

Da mesma forma que foi feito nos anos anteriores, as guias impressas serão enviadas pelos Correios apenas a partir do início do mês de fevereiro. A previsão é que todas sejam entregues até o dia 15 de fevereiro, dez dias antes do primeiro vencimento com desconto. “Em alguns pontos do município, como em loteamentos mais novos no Bairro Conventos por exemplo, não há cobertura dos Correios. Nestes casos, o contribuinte pode fazer a emitir a guia pela internet, no site do município”, explica Cé.

A guia do IPTU pode ser gerada neste endereço http://twixar.me/9FJm. As guias da Taxa de Licença e Localização e do ISSQN podem ser geradas com certificado digital acessando http://twixar.me/zFJm ou sem certificado digital, pelo http://twixar.me/5FJm. Mais informações sobre a Taxa de Licença e Localização e o ISSQN 2021, acesse http://twixar.me/pFJm.

De acordo com a Secretaria da Fazenda de Lajeado, em 2021 expectativa de arrecadação com o IPTU e taxas correlatas deve representar R$ 33 milhões, o que equivale a aproximadamente 10% do orçamento municipal estimado para este ano. “Vale lembrar que 50% deste montante deve ser aplicado nas áreas da educação e saúde, conforme a legislação”, completa Guilherme Cé.

Data do pagamento Desconto
Até 26/02/2021 15% de desconto (cota única)
Até 26/03/2021 7,5% de desconto (cota única)
Até 26/04/2021 Sem desconto (valor integral em cota única)
Após 27/04/2021 Parcelado em até 8 vezes (parcela mínima de R$ 50), com correção de valores, com vencimento da primeira parcela em 10/05/2021

 

O pagamento deve ser feito no Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Sicredi ou agências lotéricas. Por enquanto, ainda não existe a possibilidade de pagamento via Pix. AI/LF

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui