Pais de alunos realizam carreata e pedem retorno das aulas presenciais em Teutônia

Famílias defendem o direito de escolha para retomada do ano letivo. Ação percorreu bairros da cidade na tarde deste sábado (17)


0
Foto: Gabriela Hautrive

Com o slogan “Lugar de criança é na escola”, teutonienses, pais ou responsáveis por alunos das escolas localizadas no município, realizaram uma carreata em defesa da volta às aulas percorrendo diferentes bairros da cidade na tarde deste sábado (17). O objetivo da manifestação é para que as famílias tenham pelo menos o direito de escolha, se devem voltar para sala de aula ou não.

A concentração iniciou às 16h no Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo e após os participantes se dirigiram até o Bairro Canabarro pela Avenida 1 Leste, seguindo pela Estrada Velha, em direção aos bairros Languiru e Teutônia, sendo finalizada no ginásio do Gaúcho, no Bairro Teutônia, por volta das 17h15. Nos carros haviam cartazes e balões coloridos com frases como “lugar de criança é na escola”.

Foto: Gabriela Hautrive

No local de saída da carreata foi feito o recolhimento de alimentos para o projeto Mãos Unidas. A ação foi organizada pelo “Movimento Teutônia com Escolas Abertas – Famílias pela Educação” e defende o retorno das aulas de forma opcional. Em Teutônia, as escolas particulares tiveram poucos dias letivos e as escolas infantis apenas alguns momentos de encontros presencias no início do ano. Em todo o Rio Grande do Sul as aulas estão paralisadas por conta da pandemia causada pela Covid-19.

Foto: Gabriela Hautrive

Justiça mantém suspensão das aulas

A juíza Cristina Luísa Marquesan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, manteve a suspensão das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. O despacho rejeita o pedido do Governo do Estado, que pedia a revogação urgente da decisão do Tribunal de Justiça que suspendeu atividades nas escolas públicas e privadas do RS. A decisão é válida enquanto o estado permanecer na classificação de bandeira preta no modelo do Distanciamento Controlado.

Movimentos para volta às aulas em Lajeado

Em Lajeado, dois movimentos semelhantes ao que ocorreu em Teutônia neste sábado (17) foram realizados nas últimas duas semanas pedindo o retorno das aulas presenciais. No sábado, dia 10, foi feita uma carreata, e mais recentemente, na última quinta-feira (15), uma caminhada pacífica pelo centro da cidade. A atividade foi chamada de “Gaúchos pela Educação” e indicava que “Lugar de Criança e Adolescente é na escola”. A saída ocorreu em frente à prefeitura, seguindo até o Posto Faleiro.

Veja em vídeo o momento da carreata

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui