Palestra destaca importância das Áreas de Preservação Permanente em Forquetinha

Evento ocorreu alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado no dia 5 de junho


0
Djeny explicou que ao cuidar das APPs se conserva a diversidade de espécies de plantas e animais e evita-se a erosão do solo (Foto: Prefeitura de Forquetinha)

Do ponto de vista dos especialistas em meio ambiente, a vegetação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) desempenha os importantes papéis ecológicos de proteger e manter os recursos hídricos, de conservar a diversidade de espécies de plantas e animais, e de controlar a erosão do solo e o consequente assoreamento e poluição dos cursos d’água. Diante disso e alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5 de junho, a Secretaria Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente realizou na segunda-feira, uma palestra sobre o tema na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello.

Participaram da atividade os alunos do 5°ano ao 9°ano. Conforme a bióloga da Lógica Assessoria Ambiental Inteligente Djeny Kunzler, a bióloga da Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente, Camila Doebber e o Fiscal Sanitário, Gustavo Bildhauer, o objetivo foi de conscientizar os estudantes sobre as principais funções das APP’s, que consistem em áreas ambientalmente frágeis e vulneráveis e que são protegidos pelo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012).

Interferência constante

Segundo Camila, a palestra deu ênfase à recuperação e conservação por meio de ações ambientais dos corredores ecológicos, que vêm sofrendo constantes interferências antrópicas para expansão agrícola. “Ao recuperar os corredores ecológicos, conseguimos conectar áreas fragmentadas, as quais trazem benefícios para comunidade e possibilitam o trânsito dos animais e também das sementes e plantas”, acrescenta Djeny. Já as turmas da Pré-escola ao 4°ano participaram de uma roda de conversa com a coordenadora Bruna Prass referente aos cuidados para preservar o meio ambiente e seus recursos naturais. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui