As implicações da Reforma Luterana na sociedade vão ser apresentadas em palestra, que ocorre a partir das 19h30 desta quinta-feira (25), na Igreja de Cristo, em Lajeado. O palestrante é o pastor-doutor Walter Altmann, que já foi presidente nacional da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB). A entrada é franca. Toda a comunidade é convidada a prestigiar o painel.

Natural de Lajeado, Altmann, que hoje vive em São Leopoldo, recorda a importância da comunidade na sua formação. “Meu pai foi diretor do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT). Recordo dos cultos, do ensino confirmatório e da minha atividade como sineiro”. Seus livros estarão à venda após a palestra.


OUÇA A REPORTAGEM


Fazendo alusão aos 500 anos da Reforma Luterana, comemorados em 2017, a palestra busca apresentar o contexto histórico no qual a crença está inserida. “Em 1517, quando Lutero fixou as 95 teses em que expunha a salvação mediante a graça de Deus, tínhamos um contexto muito diferente. A sociedade ainda carregava marcas do feudalismo, sendo que a maioria da população era de camponeses e que em grande parte viviam na forma de servidão, pelos servidores feudais”, lembra.

Na época, a igreja exercia um domínio sobre a vida das pessoas. “Hoje vivemos uma época diferente. Notadamente a influência da igreja não é, nem de longe, como antes. Houve um movimento de secularização e de desrespeito com aquilo que a igreja preconizava”, sustenta o palestrante.

Além desse encontro, diversas atividades celebram o aniversário da reforma. Segundo o pastor Eric Petter Nelson, da comunidade de Lajeado, e que integra a Comissão Organizadora, eventos são realizados desde 2016, com previsão de se estenderem até outubro desse ano, quando a data é lembrada. “A palestra de hoje é importante para refletirmos sobre a sociedade regional e a influência do luteranismo na sua construção”, afirma. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui