Pandemia: domésticas inovam com cursos online para orientar tarefas do lar

Essas trabalhadoras têm sido acionadas à distância por patrões que não estavam acostumados a se virar sozinhos com as tarefas da casa.


0
Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus fez todo mundo arregaçar as mangas para manter a casa limpa. Muitos que tinham empregada doméstica precisaram dispensá-las nesse período. Mas, essas trabalhadoras têm sido acionadas à distância por patrões que não estavam acostumados a se virar sozinhos com as tarefas da casa.

De acordo com dados de entidades da categoria, há 533 mil empregados domésticos somente no Estado do Rio de Janeiro, dos quais 385 mil estão na Região Metropolitana.

Aulas de limpeza

Suellen Kessamiguiemon, de 33 anos, viu na necessidade de pessoas que não estavam acostumadas com os afazeres domésticos uma oportunidade de ganhar dinheiro. A moradora de Nova Iguaçu aproveitou sua experiência de dois anos como diarista para montar um curso pela internet para ensinar a limpar a casa. Desde 23 de março, quando começou a dar as aulas, atendeu mais de 200 alunos, que pagam R$ 29,90 por cinco dias de orientações virtuais.

Um cômodo por dia

As aulas são por WhatsApp. A ex-diarista montou um grupo em que orienta alunos por mensagens, tutoriais, vídeos e áudios. As aulas partem de um cronograma com tarefas a serem realizadas ao longo dos cinco dias. Cada dia é dedicado a um cômodo. Ela também recomenda produtos e tira dúvidas.

Uma das dicas é passar com frequência aspirador ou um pano molhado no piso evita acumular poeira e descarta a necessidade de uma faxina mais pesada, que pode ser feita uma vez por semana.

Para participar

Para se inscrever no curso basta acessar o perfil dela no Instagram (@diario.da.diarista). O link redireciona para o site com orientações sobre pagamento. O telefone é 96851-3502 e o e-mail diario.da.diarista@gmail.com. Vários canais no Youtube dão dicas a quem quer se virar por conta própria. Entre eles, há o Casinha Arrumada, Casa Limpa e o Organize sem frescuras.

Fonte: Extra

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui