Papai Noel como missão de vida

Marciano Tessmann é reconhecido por muitos como o Papai Noel de Lajeado. Há quase três décadas ele incorpora o personagem.

0
Há quase três décadas o morador do Jardim do Cedro veste o personagem no mês de dezembro (Foto: Natalia Ribeiro)

Quase cinquenta empresas para visitar e cerca de 30 casas a serem percorridas na noite de Natal. Essa é parte da agenda de dezembro de Marciano Tessmann, conhecido por muitos como “Papai Noel de Lajeado”. O morador do Bairro Jardim do Cedro veste o personagem há 27 anos. O trabalho, que teve início de forma despretensiosa, hoje faz todo o sentido para ele. “Ser Papai Noel é um dom”, diz.


OUÇA A ENTREVISTA

 


Para Tessmann, vestir a roupa característica do Papai Noel vai além de representar um papel. O lajeadense encara a função como uma missão de vida. “Confesso que no início estava com muita vergonha e me sentia muito ansioso, mas logo vi que estava no lugar certo e fazendo a coisa certa”. A primeira aparição foi no Natal do Shopping Lajeado, em 1992. Com orgulho na fala ele lembra que foi “o primeiro Papai Noel do Shopping, através do convite de uma pessoa muito especial”.

Durante quase todo o ano ele, a mulher e a sogra preparam a indumentária. A roupa é própria e passa por diversas adequações até a chegada do mês de dezembro. “Tudo muito bem pensado para que na hora que forem utilizadas possam chamar a atenção”, explica Tessmann. Toda a família compra a ideia natalina – o que inclui seus três filhos. O amor pelo Natal é tão grande que a casa começa a ser decorada em outubro.

Tessmann atua como zelador numa Escola de Educação Infantil (Emei) de Lajeado. Para se vestir de Papai Noel ele leva cerca de 30 minutos. Coloca o cabelo branco e a barba no mesmo tom, agasalho e calça vermelha, sapato e cinto preto – além de uma espuma que utiliza para aumentar a barriga. Preparação, que segundo ele, é recompensadora. “Poucas pessoas me conhecem pelo nome, só por Papai Noel”.

O Papai Noel de Lajeado busca levar mensagens para a comunidade, além de um personagem. “Eu queria dizer para vocês crianças que esperem porque eu vou passar lá com certeza, na casa de cada um de vocês. Alguns vão me ver, outros não. Mas pode ter certeza que eu vou estar lá. E eu quero dizer para os adultos que eles devem carregar amor no coração. Não é somente fazer o bem no final do ano, mas o ano inteiro. Um beijo no coração de todos, um feliz Natal e hohohoho”, finaliza.

Lajeado Brilha

Na tarde desta quinta-feira (12) foi realizado o primeiro sorteio da campanha de Natal da CDL Lajeado, a Lajeado Brilha. Papai Noel e sua equipe acompanharam o evento. Foram agraciadas as seguintes pessoas: José Alberto Cordeiro (Lajeado), Tânia Thomaz da Silva (Santa Clara do Sul), Isabela Greff (Marques de Souza), Iris de Fátima da Silva Madruga (Taquari) e Solange Cassol (Lajeado).

Primeiro sorteio do Lajeado Brilha nesta quinta-feira (12) teve a presença do Papai Noel e de sua trupe (Foto: Natalia Ribeiro)

O segundo sorteio será no dia 27 de dezembro, quando serão conhecidos os demais contemplados com um “Caminhão de Prêmios”. Entre eles, Smart TV 50” e 32’’, sofá de 3 lugares, mesa com cadeiras, conjunto de móveis para cozinha, fogão a gás, refrigerador, cafeteira elétrica, móveis para quarto casal, máquina de lavar roupas e dois smartphones.

Texto: Natalia Ribeiro / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui