Em um futuro muito próximo, o deficit de vagas na Educação Infantil de Estrela deve ter fim. O titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Marcelo Mallmann projeta começar o ano de 2018 com um novo educandário na cidade para acabar de vez com o problema.

O município fez o pedido de cedência do prédio da antiga escola Madre Branca, localizada no bairro Imigrantes. “Encaminhamos todos os documentos a 3ª CRE, que respectivamente, encaminhou a Secretaria de educação estadual (Seduc).


Ouça a entrevista


Segundo o secretário, o espaço desta área atenderia todos 120 alunos da lista de espera. “Precisamos da aprovação da cedência do Estado. Após, o Conselho de Educação Municipal faz a vistoria e o credenciamento da escola. Trabalhamos com a possibilidade de iniciar o ano letivo de 2018 com esta escola aberta”, garante. De acordo com Mallmann, 95% das crianças da lista de espera são de zero a dois anos.

Segundo o secretário, o município ainda está realizando chamamentos. “Há alguns pais que fazem as inscrições, mas não aparecem nas escolas, por isso, ainda realizamos algumas matriculas”, explica e continua, “estamos trabalhando com uma assistente social, que faz visitas, para verificar se todas as crianças que estão matriculadas tenham mães que estejam trabalhando e, se realmente, tenham residência em Estrela. Isto tanto das que estão na lista de espera, quanto as que estão na escola”, comenta sobre a expectativa de reduzir o deficit ainda neste ano.


Abertura de Escola de Educação Infantil em Arroio do Ouro

A Smed estuda a possibilidade de abrir a primeira escola de Educação Rural do município. O educandário teria sede na comunidade de Arroio do Ouro, no educandário que foi fechado neste ano.

“Esta escola, atendia crianças do primeiro ao quinto ano. Ela foi fechada porque haviam apenas 8 alunos matriculados. Fizemos um levantamento onde verificamos que 60 crianças daquela área utilizariam o educandário. Destas, 37 já estão em outras escolas, então também teríamos a abertura de mais vagas”, comemora a projeção.


80 alunos do EM passam a receber Transporte Escolar

Cerca de 80 alunos do Ensino Médio de escolas de Estrela, passam a ser beneficiados com o transporte escolar. instituiu Programa de Transporte Escolar para os alunos do Ensino Médio da rede estadual, que residam no meio rural.

Eles vão receber transporte gratuito se morarem no mínimo a dois quilômetros de distância da escola mais próxima de sua residência. Projeto criando o programa foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

Esta questão motivou ação judicial em 2012, passando a ser feitos bloqueios judiciais de forma proporcional junto às contas do Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Estrela.

Para solucionar este impasse judicial e principalmente garantir o acesso à educação dos alunos, já que o atendimento não estava ocorrendo de forma efetiva, com atrasos nos repasses pelo Estado, o Governo de Estrela assinou termo de adesão ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul (PEATE/RS). RG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui