Para prefeito de Lajeado, é “aberração” empreendedor ter que pedir autorização de sindicato para abrir seu comércio

Marcelo Caumo sustenta que a possibilidade de abertura os domingos é importante para a liberdade econômica, oferta de empregos e desenvolvimento do turismo


0
Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (Foto: Gabriela Hautrive / Arquivo)

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, comentou nesta sexta-feira (10) o pedido de vistas que postergou na Câmara de Vereadores a votação de um projeto do Executivo que abre a possibilidade de abertura do comércio aos domingos no município.


ouça a entrevista

 


 

“A gente entende que é muito importante esse debate, que é muito importante que a sociedade toda observe a postura das partes que defendem a abertura ou que não defendem a possibilidade, e a sociedade como um todo faça o contato com seus representantes, com seus vereadores porque esse é um projeto de cidade, um projeto para Lajeado, e não simplesmente do Executivo”, defende.

Caumo entende que a retirada da restrição que consta atualmente no Código de Posturas do município é importante para a liberdade econômica, para a maior oferta de empregos e para o desenvolvimento de áreas como o turismo. Em especial, para maior competitividade.

“Não significa que o comércio vai abrir todos os domingos; isso é uma falácia. O que acontece, sim, é que, quando houver interesse e necessidade, o empreendedor pode fazer essa opção sem pedir o aval para o sindicato. Eu acredito, inclusive, que é uma aberração o cara que tem algum comércio, que tem o seu negócio, ter que pedir autorização do sindicato para poder trabalhar”, afirma o prefeito. “Afinal de contas, as leis trabalhistas são reguladas e garantidas pela CLT, e não simplesmente por sindicatos”, aponta.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui