Para presidente da Undime/RS, aulas para anos iniciais só devem retornar quando houver vacina comprovada

União dos Dirigentes Municipais de Educação defende que volta às aulas comece pelos estudantes maiores.


3
Marcelo Mallmann (Foto: Arquivo / Divulgação)

O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no RS, Marcelo Mallmann, diverge da proposta do governo do RS para o retorno escalonado das aulas no estado. Para ele, a volta às aulas em meio à pandemia de coronavírus deve se dar pelos alunos maiores, e não pela educação infantil.


ouça a entrevista

 


Conforme ele, os alunos dos anos iniciais (zero a 3 anos) não poderiam voltar enquanto não houver vacina com eficácia comprovada para a doença, pela dificuldade de seguir protocolos de segurança sanitária que incluem máscara, distanciamento social e higienização constante.

“A Undime diverge com relação a esse formato com relação a quem retorna primeiro”, explica. “A Undime defende que o retorno sim aconteça, quando for seguro, mas que ele inicie pelos alunos que tenham autonomia maior. Que comece pelo Ensino Superior e Ensino Médio, passando pelos anos finais do Ensino Fundamental e anos iniciais, até chegar na Educação Infantil, na pré-escola”, argumenta.

“A gente entende que, dessa forma, não é a mais adequada, porque não se sabe como o vírus vai se comportar dentro das escolas”, pondera Mallmann, ao rever o medo de uma nova onda de contaminação quando as aulas retornarem. Para ele, o melhor momento não cabe à área pedagógica estabelecer, mas sim a técnicos da saúde.

O presidente da Undime/RS reconhece que o calendário apresentado pelo Governo do RS é uma primeira proposta, para estudo e análise. “Não tem nada definido, não existe uma definição de que será dessa forma, abriu-se um espaço para a discussão”, expõe.

SAIBA MAIS

Governo do Estado e Famurs abrem discussão sobre retomada das aulas presencias no Rio Grande do Sul

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

3 Comentários

  1. Tenho transporte que leva os alunos nas escolas estou parado a 5 meses só dependo dele pra viver se demorar pra voltar as aulas vou ter que encerar minha firma

  2. Todos sabemos que as crianças menores são as que menos tem chances de contrair o coronavirus, não entendo porque estão tentando frear as volta as aulas, pois todos estão trabalhando, só as escolas não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui