Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, prepara largada para a 44ª Expointer

Evento acontece de 4 a 12 de setembro


0
Foto: Governo do RS / Divulgação

O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, apronta os últimos detalhes para a inauguração da 44ª Expointer, que ocorrerá a partir deste sábado (4) até 12 de setembro, em Esteio. Estão sendo montados os estandes nos pavilhões e a céu aberto, os equipamentos com álcool em gel e lavatório de mãos estão espalhados pelo local, os restaurantes se preparam para receber os visitantes e trabalhadores durante os nove dias. E os animais já estão sendo recepcionados desde o último dia 30.

Os protocolos de saúde serão seguidos à risca para garantir a segurança da população nesta edição da feira, que já está fazendo história, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

O fiscal estadual agropecuário da SEAPDR Aurélio Maia é responsável pelas boas-vindas às estrelas do evento. Ele conta que o tratador, o produtor, o criador, para entrar no portão 8, tem que passar antes pelo portão 9, para fazer o teste contra a covid-19. “Se estiver tudo certo, ele recebe uma pulseira verde de identificação e acesso. Depois ele entra com os animais no parque, é feita a recepção dos mesmos, e ele é liberado para alojá-los nos pavilhões”.

Maia esclarece que, para os animais, existe uma exigência sanitária para cada espécie. “Em primeiro lugar, precisa ter a Guia de Trânsito Animal (GTA), e para cada espécie são cobrados determinados exames. Para os bovinos, é necessário exame de brucelose e tuberculose; para os equinos, atestado negativo de anemia infecciosa equina e exame de mormo; para os ovinos, atestado negativo de sarna e piolheira, além de epididimite ovina(que é a brucelose ovina). Após toda a verificação dos animais, primeiro da documentação, pelas equipes da Defesa Sanitária da SEAPDR, o animal é liberado e pode entrar no parque.”

Fonte: O Sul

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui