Parque Histórico de Lajeado ganha versão em miniatura em Forquetinha

Espaço que reproduz edificação está aberto à visitação pública


0
Waldemar Richter apresenta espaço com maquetes do Parque Histórico de Lajeado (Foto: Alício de Assunção)

O professor, historiador e ex-prefeito Waldemar Richter criou um espaço em sua propriedade onde reproduz, através de miniaturas, as 22 edificações que integram o complexo histórico de Lajeado. Nessa sexta-feira (24) o espaço foi oficialmente inaugurado e aberto a visitações.

“Fui um dos idealizadores do Parque Histórico de Lajeado quando exerci o cargo de secretário de Turismo. Após voltar para Forquetinha, fiquei planejando como poderia ter uma réplica das edificações aqui na residência e agora vejo esse sonho concretizado e oportunizando para que as pessoas possam saber da história de cada casa também aqui”, comenta.

As maquetes foram construídas por Iteno Gressler da Silva, morador da cidade de Campo Bom. “Em seis meses conclui esse trabalho encomendado pelo professor Waldemar Richter. Reproduzi em miniaturas baseado em fotografias de cada edificação. É muito gratificante ver agora as pessoas conferindo meu trabalho”, destaca.

Iteno Gresser da Silva é o criador da maquetes (Foto: Alício de Assunção)

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Rodrigo Reckziegel, a iniciativa é louvável. “É um resgate histórico, a valorização da história de nossos colonizadores e também um novo produto turístico.”

O espaço pode ser visitado sem necessidade de agendamento. Está localizado na Rua Rua Franz Richter, 451, um pouco antes do Parque Temático Christoph Bauer.

O ato de apresentação da iniciativa ocorreu nessa sexta-feira e contou com a presença de autoridades e escritores regionais integrantes da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), que entregaram a Waldemar Richter o convite para ser escritor homenageado da próxima feira do livro de Lajeado.

Texto: Alício de Assunção
turismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui