Partido de Merkel cai abaixo de 20% pela 1ª vez no pós-guerra

Vantagem de candidato social-democrata a primeiro-ministro vai a 6 pontos sobre os conservadores da chanceler


0
Foto: Divulgação

O partido da chanceler alemã, Angela Merkel, caiu a seu menor nível desde o fim da Segunda Guerra Mundial, de acordo com pesquisa do instituto Forsa. A União (CDU/CSU), de centro-direita, tem agora 19% das intenções de voto, de acordo com o levantamento.

Com mais essa queda, a vantagem do partido social-democrata, que até o final de agosto estava atrás da União, ampliou-se para seis pontos, deixando de configurar empate. A sigla de centro-esquerda agora lidera, com 25% das intenções de voto, a eleição parlamentar alemã, marcada para 26 de setembro. A votação definirá o sucessor de Angela Merkel, de 67 anos, que anunciou aposentadoria após 16 anos à frente do governo alemão.

Os conservadores chegaram a estar 14 pontos na frente dos sociais-democratas, mas começaram a perder terreno após as inundações que mataram 177 pessoas em julho. A perspectiva de uma derrota fez a própria Merkel entrar com mais força na campanha pelo candidato a premiê da União, Armin Laschet. Segundo ela, Laschet é o único candidato capaz de formar “um governo moderado, que conduzirá nosso país no futuro”.

Fonte: Folha de S. Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui