Partido Republicano espalhou urnas piratas pela Califórnia

A votação acontece no dia 3 de novembro, mas no país existem possibilidades de votar antecipadamente.


0
Foto: Frederic J. Brown / AFP

O Partido Republicano da Califórnia, nos Estados Unidos, admitiu na terça-feira (13) que distribuiu cerca de 50 caixas de depósito de votos pelas ruas de alguns dos distritos do estado –uma prática que pode ser ilegal. Donald Trump e Joe Biden concorrem à presidência nos EUA.

A votação acontece no dia 3 de novembro, mas no país existem possibilidades de votar antecipadamente. Há algumas formas de se fazer isso. Uma delas é por correio. Há também urnas oficiais da autoridade eleitoral, que são imunes a interferências de terceiros. Em alguns estados há ainda uma outra opção: a “colheita de votos”.

É uma prática legal, pela qual voluntários recolhem cédulas e as entregam às autoridades. É isso que o Partido Republicano afirma estar fazendo. No entanto, as caixas que o Partido Republicano distribuiu pelas ruas têm a palavra “oficial” escrita nelas. No estado, os chefes das promotorias eleitoral e de justiça são eleitos. Na Califórnia, ambos são do Partido Democrata, o adversário dos republicanos.

Ambos afirmaram que a prática de distribuir urnas pelas ruas é ilegal. O procurador geral, Xavier Becerra, afirmou que os dirigentes do Partido Republicano que organizaram essas urnas podem ser processados criminalmente.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui