Partidos e coligações têm até 26 de setembro para o registro das candidaturas

Cerca de 300 mesários ainda não compareceram ao Cartório Eleitoral da 29ª Zona Eleitoral para retirar a convocação.


0
Foto: TSE / Divulgação

Após o período de convenções partidárias, realizadas entre 31 de agosto a 16 de setembro, o próximo sábado, 26 de setembro, é o último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral, até as 19h, o requerimento de registro de seus candidatos. Na 29ª Zona Eleitoral, com sede em Lajeado e com abrangência em oito municípios, as atas registradas na Justiça Eleitoral indicam até agora pelo menos 394 candidaturas para os cargos de prefeito, vice e vereador na Comarca de Lajeado.


ouça a entrevista

 


Chefe do cartório de Lajeado, Maria Betania Rohde (Foto: Arquivo / Tiago Silva)

Conforme explica a chefe do cartório da 29ª Zona Eleitoral, Maria Betania Rohde, o material enviado pelos partidos é analisado em cinco dias pelos técnicos do cartório e, caso falte alguma documentação, são feitas diligências e os candidatos têm até três dias para suprir os dados. Após esse processo, é emitido um parecer pela repartição.

O Ministério Público, demais partidos, candidatos e cidadãos têm até cinco dias para impugnar (contestar) uma candidatura. Nas últimas eleições municipais, Maria Betania lembra que nenhum candidato chegou a ser impedido pela Justiça na 29ª Zona Eleitoral.

Mesários

A 29ª Zona Eleitoral tem cerca de 1,2 mesários programados para atuarem nas eleições 2020. Desse montante, cerca de 300 ainda não compareceram ao cartório eleitoral para retirar a convocação. A chefe do cartório explica que “muitas pessoas que a gente convoca acabam pedindo despensa por problema de saúde”. Para isso, é preciso apresentar à Justiça Eleitoral um comprovante médico da situação.

Mesmo em período de pandemia, Maria Betania diz que o cartório recebeu bastante procura de mesários voluntários. Ainda há tempo para quem quiser se candidatar ao voluntariado. “É um trabalho para a sociedade em si, e é um processo democrático em que todos estão envolvidos. É importante participar, sim”, reforça.

Medidas de segurança

Em função do coronavírus, o treinamento com os presidentes de mesa e primeiros-secretários, feitos presencialmente nas Zonas Eleitorais, neste ano é realizado de modo online pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No dia das eleições, a orientação será pela preferência de votação aos idosos, integrantes do grupo de risco para coronavírus. Cada eleitor deve levar a sua caneta, documento com foto e título de eleitor, e manter um distanciamento e utilizar máscara de proteção.

Conforme a chefe do Cartório Eleitoral de Lajeado, cerca de 16% dos eleitores não realizaram a biometria para neste ano. O processo de recadastramento biométrico não foi concluso por completo e novas datas ainda devem ser estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui