“Passeando na Fazenda” é atividade turística dos 26 anos de Fazenda Vilanova

Ideia é disponibilizar aos grupos de ciclistas da região, que praticam “mountain bike”, a possibilidade de conhecerem e desbravarem novos caminhos


0
Foto: Divulgação

Com objetivo de apresentar as belezas de Fazenda Vilanova e fomentar o turismo, a Administração Municipal incluiu o roteiro ciclístico “Passeando na Fazenda” na programação de aniversário dos 26 anos de emancipação, a ser comemorado no dia 22 de outubro. Serão dois roteiros a serem realizados aos sábados, em duas diferentes rotas.

A comissão organizadora das atividades alusivas destaca que a ideia é disponibilizar aos grupos de ciclistas da região, que praticam “mountain bike”, a possibilidade de conhecerem e desbravarem novos caminhos. “Fazenda Vilanova possui locais maravilhosos no aspecto turístico que precisam ser divulgados. E por isso estamos convidando todas as pessoas que gostam de passeios ciclísticos para participarem”, explica a secretária da Administração e Finanças, Franciele da Rosa Mallmann.

Os interessados em participar somente precisam estar com sua bicicleta, na data e horário de partida de cada rota. Dia 9 de outubro, trecho 1 (14,4 km), rota sul, saída às 14h, Parque Municipal

Haverá concentração dos ciclistas, seguindo os protocolos de prevenção à pandemia, onde poderão desfrutar da estrutura do local e vislumbrar a mistura de natureza com a praça de lazer, janela turística para fotos, além de atividades físicas e diversas modalidades esportivas que são oferecidas à comunidade.

A primeira parada se dará 5,9 quilômetros depois no Parque de Rodeios João Dornelles Martins, no Alto Pinheiral. O local tem espaço para realização de atividades tradicionalistas como pista de tiro de laço, acampamentos e salão de festas.

A segunda parada será a 1,6 quilômetro após, na Casa da Fazenda, em Fazenda Juliana. O local é histórico e preserva a história de uma antiga propriedade de fazendeiros, inclusive a sede da fazenda que é uma casa centenária, mantida e administrada pela própria família de descendentes.

Em frente ao casarão outro ponto turístico belíssimo é a Lagoa da Juliana. Trata-se de um reservatório natural de água com maravilhosa paisagem e natureza abundante. O nome justifica-se por estar situada na localidade de Fazenda Juliana. A parada seguinte será a 1,8 quilômetro depois na Figueira. A centenária árvore é ponto de referência no interior do município que pode ser avistada de longe e poderá oferecer vasta sombra de abrigo do sol aos ciclistas.

Seguindo mais 1,1 quilômetro, a pedreira é outro local de parada. Neste ponto é possível conferir a grande rocha onde ocorria a extração de pedra e cascalho. A 2,8 quilômetros a frente, o grupo estará de volta na BR-386, seguindo o percurso final de 1,2 quilômetro até o retorno para o Parque Municipal e o encerramento do passeio.

Dia 16 de outubro, trecho 2 (12 km), rota norte, saída às 14h, Parque Municipal
Concentração no parque, seguindo os protocolos de prevenção à pandemia, e início do passeio. A primeira parada será na Psicultura Daferth, a 1,6 quilômetro da sede. A propriedade é conhecida na criação e comercialização de peixes.

Segunda parada, 1,8 quilômetro de pedaladas, onde os ciclistas poderão observar as potencialidades da agricultura ao passarem pelos caminhos rurais da localidade de Arroio do Pau.

Seguindo por 1,9 quilômetro será possível se deparar com a sede da Associação da Água de Arroio do Pau, responsável pelo abastecimento de água potável para a população da localidade. Ao seguir por mais 900 metros, a passagem será pela Caixa Dágua da comunidade. O próximo ponto de observação será a Lagoa do Canta Galo, possibilidade de belas fotos e parada para hidratação e descanso.

Em diante, andando mais 1,9 quilômetro, chegarão na Casa dos Três Irmãos. Local preservado que motivou o nome da própria localidade de Três Irmãos. Mais 2,2 quilômetros adiante, os turistas chegarão no Sítio Samambaia. Local próximo da cidade, com uma diversidade de variedades de plantas para atualização das fotos.
O trecho final será de 2,7 quilômetros, em direção ao centro da cidade para encerramento do passeio no parque municipal. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui